Siga-nos nas redes sociais:

Vacas produzem quase 20% a mais de embriões em áreas sombreadas

Vacas que vivem em áreas sombreadas em sistemas integrados de produção (com lavoura, pecuária e floresta) têm apresentado resultados satisfatórios também quando o assunto é eficiência reprodutiva 11/09/2018 - 07:48:40

Vacas que vivem em áreas sombreadas em sistemas integrados de produção (com lavoura, pecuária e floresta) têm apresentado resultados satisfatórios também quando o assunto é eficiência reprodutiva. Um estudo que compara as vacas a pleno sol com as que têm acesso à sombra foi desenvolvido na Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) em um projeto que avaliou o conforto térmico e a eficiência reprodutiva, financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e pela Embrapa.

O resultado dessa pesquisa acaba de ser premiado na 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões, considerada o maior congresso de reprodução animal do país. O estudo foi apresentado pela doutoranda Amanda Prudêncio Lemes, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal. O experimento foi desenvolvido no sistema ILPF (Integração Lavoura- Pecuária-Floresta) da fazenda Canchim, onde funciona a Embrapa Pecuária Sudeste. A competição para estudantes nas categorias “área aplicada” e “área básica” aconteceu de 16 a 18 de agosto em Florianópolis (SC).

Amanda foi orientada pela professora Lindsay Gimenes, da Unesp, e coorientada pelo pesquisador Alexandre Rossetto, da Embrapa. Os dois estiveram no congresso e acompanharam a premiação.

De acordo com Rossetto, o estudo indica que as vacas que vivem em pleno sol apresentaram taxa de produção de embriões de 36%. Já as que vivem em área sombreada tiveram um incremento nessa taxa, que chegou a 43%. Esse aumento de 7 pontos percentuais - equivalentes a quase 20% - representa um impacto significativo, segundo Rossetto, especialmente porque o experimento foi realizado em um sistema já ajustado e que apresenta boas taxas de produção de embriões.

O experimento foi feito com 18 vacas com bezerros ao pé mantidas no sistema ILPF da Embrapa durante o verão e o outono. Essas vacas pariram no sistema e, uma vez por mês, eram levadas ao curral para aspiração de folículos ovarianos, onde ficam os gametas. Esses gametas foram entregues a um laboratório particular em Cravinhos (SP), que produziu os embriões.

“A produção de embriões foi usada como medida da eficiência reprodutiva”, explicou Rossetto. Os resultados mostraram que o microclima mais favorável observado no sistema ILPF, com menor incidência de radiação solar sobre os animais, contribuiu para o aumento na produção de embriões.

São parceiros do projeto a Embrapa Pecuária Sudeste, Unesp de Jaboticabal, Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, Universidade Federal do Pará (UFPA), Oregon State University (EUA), Laboratório Vitrogen (Cravinhos-SP) e GS Reprodução Animal.

Em outro estudo recente, a Embrapa Pecuária Sudeste já havia constatado que a criação de animais em sistemas integrados indicou que matrizes de corte que permanecem em área sombreada procuram menos os bebedouros. A frequência em busca de água chega a cair 19% em sistemas com árvores.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja tambem

21/01/2019 | EXPORTAÇÃO

Brasil fomenta o maior projeto agropecuário da África

Brasil e Nigéria vão lançar oficialmente na quinta-feira, em Abuja, a capital do país africano, o maior projeto agropecuário daquele continente

19/01/2019 | EXPORTAÇÃO

Exportação de suco de laranja do Brasil caem 12%

Queda foi provocada por reposição de estoques que estavam baixos no país e menor demanda nos EUA e Europa, segundo a CitrusBR

18/01/2019 | SOJA / MERCADO NO BRASIL

Soja estende ganhos da sessão anterior em Chicago e opera com leve alta nesta 6ª feira

O mercado da soja opera em campo positivo nesta sexta-feira (18) na Bolsa de Chicago.

17/01/2019 | SOJA

Receitas com soja poderão cai pela primeira vez em oito anos

Após oito anos de altas consecutivas, o VBP (Valor Bruto de Produção) da soja deverá cair em 2019. É o que prevê José Gasques, do Ministério da Agricultura, em estudo sobre o comportamento dos principais produtos agrícolas e agropecuários do país

16/01/2019 | FEBRE AFTOSA

MT apresenta balanço da 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa

A última ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso foi registrada em 1996.

16/01/2019 | PRAGAS E DOENÇAS

Ferrugem continua avançando pelo país e Consórcio Antiferrugem já registra 162 casos espalhados por 11 estados

Os número de ocorrências de ferrugem asiática na safra de soja 2018/19 seguem avançando por diversas regiões do Brasil

15/01/2019 | Colheita de Soja - Fazenda Grupo Morena

Acompanhamos uma colheita e comprovamos: produtividade média acima de 65 scs/ha

A expectativa alcançada no primeiro talhão colhido na fazenda do Grupo Morena-

15/01/2019 | SOJA

Brasil mantém bom ritmo de embarques, mas novos negócios são raros

O número impressiona, segundo explica o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting

12/01/2019 | CRÉDITO RURAL

Plano Agrícola e Pecuário: Financiamento da produção aumentou 14% em relação ao semestre anterior

Somente nos últimos seis meses os produtores rurais tomaram R$ 87,9 bilhões junto às instituições financeiras

11/01/2019 | BOI

Eficiência da adubação nitrogenada da pastagem depende de condições climáticas favoráveis

O N proporciona aumento da produção de pastagem e, consequentemente, possibilita elevar o número de animais por hectare.

10/01/2019 | SOJA

AgRural cita tempo, vê safra de soja menor no Brasil e não descarta mais perdas

O relatório da consultoria vem um dia antes de a estatal Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentar atualizações para a safra brasileira.

09/01/2019 | LEILÕES

Fazenda Rio Bonito e convidados leiloam 3 mil animais em leilão virtual