Siga-nos nas redes sociais:

Taques discute exportação de alimentos em Fórum Sustentável em SP

O evento discute o atual cenário do agronegócio no Brasil e no exterior, com mesas de debates que incluem propostas do consórcio interestadual Brasil Central (BrC) 14/09/2017 - 11:35:24

O governador Pedro Taques participou do Fórum Agronegócio Sustentável, promovido pelo jornal Folha de São Paulo, nesta quinta-feira (14.09), na capital paulista. O evento discute o atual cenário do agronegócio no Brasil e no exterior, com mesas de debates que incluem propostas do consórcio interestadual Brasil Central (BrC) - do qual Mato Grosso participa -, a imagem do Brasil no exterior e exportação de alimentos.

“O Consórcio Brasil Central é uma inovação trazida da Alemanha, o que se denomina de estados constitucionais cooperativos. Nós, precisamos mostrar que os governos estaduais têm autonomia e podem fazer acordos internacionais a depender de sua organização. Não queremos competir com outros estados, mas mostrar nossas potencialidades diversas e específicas”, pontuou o governador.

Taques fez um panorama da produção agrícola, rebanho bovino, território preservado em Mato Grosso, e explicou como pretende utilizar a estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), com o objetivo de captar recursos para Mato Grosso objetivando a expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal e conservação dos remanescentes de vegetação nativa.

“Nós não queremos só produzir, mas verticalizar a produção com qualidade para que possamos cada vez mais conquistar mercados internacionais. Queremos concretizar políticas públicas e fazer do Estado de Mato Grosso um Estado melhor para se viver”, disse.

Também será debatido, no segundo dia do evento (15.09) o crescimento da agricultura orgânica no país e a importância disso para o mercado. Em sua apresentação, o governador de Goiás, Maconi Perillo, destacou como seu Estado está se organizando em relação a conservação ambiental e como ocorreu a inclusão no consórcio Brasil Central, presidido por ele.

“Para que houvesse a adesão ao consórcio foi tudo muito legalizado. O gasto nosso com burocracia e estrutura de funcionamento é praticamente zero. Estamos reservando todos esses recursos para a elaboração de projetos estratégicos para serem investidos em áreas estratégicas, como por exemplo, pastagens degradáveis, ou mesmo a questão da sanidade animal e vegetal”, afirmou.

Além do governador de Mato Grosso, o evento contou ainda a participação da senadora do Tocantins, Katia Abreu; Izabella Teixeira, ex-ministra do meio ambiente, representantes do setor, o secretário de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, e o secretário de Comunicação de Mato Grosso, Kleber Lima.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

14/12/2018 | DEFESA AGROPECUÁRIA

Indea atende caso de raiva em bovinos em Alta Floresta

Os bovinos e equídeos dessas propriedades também devem ser vacinados contra a raiva.

14/12/2018 | SUÍNOS

Cartilha de Boas Práticas na Gestação de Suínos é lançada pelo Mapa

Objetivo é a sensibilização, capacitação e sustentabilidade da cadeia produtiva

13/12/2018 | GOVERNO

Governo compra 11,7 mil quilos de produção rondoniense de café robusta

A Superintendência de Licitações de Rondônia (Supel) deve homologar na próxima semana a licitação para compra de 11,7 mil quilos de café robusta

12/12/2018 | CAPIM-AMARGOSO

Um problema que pode estar além do campo

Como uma das plantas daninhas mais resistentes e complicadas do mercado pode estar afetando mais do que o cultivo e a produtividade

12/12/2018 | Política Agrícola

Ruralistas querem MP com novo prazo para Refis do Funrural

O assunto foi discutido na reunião da FPA desta terça-feira (11), em que os parlamentares define a estratégia do colegiado no Congresso Nacional.

10/12/2018 | SOJA

Vendas antecipadas de soja 2018/19 no MT chegam a 41,33% em dezembro, diz Imea

10/12/2018 | GESTÃO

Cinco dicas valiosas para auxiliar na fertilidade do solo

Relatório da FAO e Embrapa Solos aponta que 33% da terra do mundo está degradada

08/12/2018 | EXPORTAÇÃO

Paridade de exportação do milho mato-grossense recua 2,7%

A paridade de exportação do milho mato-grossense para julho do ano que vem recuou 2,7% no mês passado fechando a uma média de R$ 21,83/saca

07/12/2018 | SOJA

Soja em Chicago trabalha com leves altas nesta 6ª feira e mercado busca se reequilibrar

No paralelo, o mercado observa ainda o bom desenvolvimento do plantio na América do Sul, principalmente no Brasil.

07/12/2018 | CERTIFICAÇÃO

Oceana Minerals obtém certificação internacional que reforça a alta qualidade de seus produtos

A Certificação IBD USDA abre portas para expansão da empresa nos exigentes mercados dos Estados Unidos e de outros países da Europa e Ásia

06/12/2018 | BOVINOS DE CORTE

Peso médio elevado marca a etapa de Nanuque (MG) do Circuito Nelore de Qualidade, da ACNB

Grupo Matsuda premiou primeiro colocado com uma tonelada de suplementos minerais

05/12/2018 | EXPORTAÇÃO

Exportação da carne bovina segue em bom ritmo

A valorização do dólar frente a moeda brasileira colabora com este cenário.