Siga-nos nas redes sociais:

Taques discute exportação de alimentos em Fórum Sustentável em SP

O evento discute o atual cenário do agronegócio no Brasil e no exterior, com mesas de debates que incluem propostas do consórcio interestadual Brasil Central (BrC) 14/09/2017 - 11:35:24

O governador Pedro Taques participou do Fórum Agronegócio Sustentável, promovido pelo jornal Folha de São Paulo, nesta quinta-feira (14.09), na capital paulista. O evento discute o atual cenário do agronegócio no Brasil e no exterior, com mesas de debates que incluem propostas do consórcio interestadual Brasil Central (BrC) - do qual Mato Grosso participa -, a imagem do Brasil no exterior e exportação de alimentos.

“O Consórcio Brasil Central é uma inovação trazida da Alemanha, o que se denomina de estados constitucionais cooperativos. Nós, precisamos mostrar que os governos estaduais têm autonomia e podem fazer acordos internacionais a depender de sua organização. Não queremos competir com outros estados, mas mostrar nossas potencialidades diversas e específicas”, pontuou o governador.

Taques fez um panorama da produção agrícola, rebanho bovino, território preservado em Mato Grosso, e explicou como pretende utilizar a estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), com o objetivo de captar recursos para Mato Grosso objetivando a expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal e conservação dos remanescentes de vegetação nativa.

“Nós não queremos só produzir, mas verticalizar a produção com qualidade para que possamos cada vez mais conquistar mercados internacionais. Queremos concretizar políticas públicas e fazer do Estado de Mato Grosso um Estado melhor para se viver”, disse.

Também será debatido, no segundo dia do evento (15.09) o crescimento da agricultura orgânica no país e a importância disso para o mercado. Em sua apresentação, o governador de Goiás, Maconi Perillo, destacou como seu Estado está se organizando em relação a conservação ambiental e como ocorreu a inclusão no consórcio Brasil Central, presidido por ele.

“Para que houvesse a adesão ao consórcio foi tudo muito legalizado. O gasto nosso com burocracia e estrutura de funcionamento é praticamente zero. Estamos reservando todos esses recursos para a elaboração de projetos estratégicos para serem investidos em áreas estratégicas, como por exemplo, pastagens degradáveis, ou mesmo a questão da sanidade animal e vegetal”, afirmou.

Além do governador de Mato Grosso, o evento contou ainda a participação da senadora do Tocantins, Katia Abreu; Izabella Teixeira, ex-ministra do meio ambiente, representantes do setor, o secretário de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, e o secretário de Comunicação de Mato Grosso, Kleber Lima.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

20/08/2018 | SHOW SAFRA 2019

Show Safra 2019 será lançado na próxima sexta (24)

Terá inicio as (09:30h), na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde, médio norte de MT.

20/08/2018 | PRODUTIVA

Produtiva. Esta foi a avaliação da maioria dos participantes da Missão Técnica de Castro

O balanço foi positivo e a viagem bastante produtiva.

20/08/2018 | PISCICULTURA (PEIXE BR).

PEIXE BR lança campanha para aumento do consumo de peixes nativos no país

A recomendação da FAO é de 12 kg/hab/ano, porém, a média mundial é superior a 20 kg/hab/ano. “Precisamos impulsionar o consumo no Brasil

19/08/2018 | REGULADOR

Regulador chinês pede apoio de instituições financeiras a investimento em infraestrutura

A medida vem em meio a um período de incerteza para a economia chinesa, em parte devido à intensificação da tensão comercial com os Estados Unidos.

18/08/2018 | MILHO E SORGO

Mais de 90% do milho exportado é de Mato Grosso; ritmo de escoamento é menor

Secex egistrou que, mês passado, começaram as exportações da safra 2017/18 de milho no Brasil, apresentando 1,17 milhão de toneladas

17/08/2018 | SOJA EXPORTAÇÃO

Soja: Mercado se ajusta em Chicago após forte avanço e tem leve realização de lucros nesta 6ª

17/08/2018 | PROCESSAMENTO

Mercado de couro verde com viés de baixa

A maior produção de peles associada à baixa procura pelo produto final mantém o viés de baixa no mercado de couro

16/08/2018 | AGROPRODUÇÃO/MILHO

Exportação: Na comparação mensal, o milho tem alta de 88%

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as exportações de milho na primeira quinzena de agosto atingiram um volume de 799,9 mil toneladas

16/08/2018 | MERCADO FLORESTAL

Encontro em São Paulo reúne investidores nacionais e internacionais e empreendedores do setor florestal e agroflorestal

Seis fundos de investimento conheceram projetos de produtores e empresas brasileiras que, somados, possibilitariam a restauração e reflorestamento de 17 mil hectares em seis estados diferentes

15/08/2018 | GESTÃO

Beef Tour 2018 percorre fazendas dos Estados Unidos que fornecem genética bovina para o Brasil

Propriedades norte-americanas estão entre as mais criteriosas do mundo

14/08/2018 | FEIJÃO

VI Fórum de Feijão e Pulses acontecerá em Curitiba nos dias 15 a 17 de agosto é patrocinado pela UPL e Advanta

Pesquisadores, produtores e todos os interessados no tema se reunirão para palestras e discussões sobre o mercado pulses e feijão

14/08/2018 | PROCESSAMENTO

Chinelos de cana-de-açúcar

Um dos representantes globais do Brasil são as Havaianas, as sandálias de dedo das Alpargatas, vendidas em cerca de 100 mercados internacionais como acessório cobiçado por muitos estrangeiros que querem levar uma lembrança do país.