Siga-nos nas redes sociais:

Produtiva. Esta foi a avaliação da maioria dos participantes da Missão Técnica de Castro

O balanço foi positivo e a viagem bastante produtiva. 20/08/2018 - 14:39:41

oram realizadas muito mais que 10 visitas ao longo dos cinco dias de trabalho dos participantes da Missão Técnica de Castro, realizada no Paraná, na semana passada. A agenda foi intensa e recheada de informações, conhecimentos e troca de experiência. O balanço foi positivo e a viagem bastante produtiva. Pelo menos este foi o depoimento da maioria dos participantes.

Esta viagem é o troféu para os vencedores do Prêmio de Mobilização 2017. "O objetivo deste prêmio é incentivar os sindicatos rurais a melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados ao homem do campo. Os sindicatos são os principais parceiros do SENAR-MT e responsáveis pela mobilização das turmas que participam dos treinamentos ofertados pela instituição", enfatiza o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Otávio Celidonio.

Este é o terceiro ano que acontece a missão técnica para o grupo de mobilizadores, representantes dos Sindicatos Rurais que ganharam Prêmio de Mobilização.  A primeira foi para São Paulo e Minas Gerais. Já a segunda foi para o Rio Grande do Sul e, desta vez , para a região de Castro, no Paraná.

Para cada um, a experiência de participar de uma viagem técnica acrescenta algo diferente. Para o presidente do Sindicato de Tapurah, Dirceu Luiz Dezem, a visita ao Sindicato Rural de Castro e a oportunidade de participar de uma reunião com outros presidentes foi muito produtiva. "A troca de experiência é melhor forma de aprendermos, mudarmos e melhorar o andamento de nossas atividades".

Já para a mobilizadora do Sindicato Rural de Chapada dos Guimarães, Cássia Borges, além das visitas às propriedades rurais, ela conta que o fato de conhecer realidades diferentes do que vive no cotidiano agregou muito valor no seu trabalho. "Conhecer o Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e trocar experiência com outros mobilizadores foi muito legal. Aprendi muito e, tenho certeza, que esse aprendizado vai contribuir na forma como faço meu trabalho que é mobilizar as turmas".

Sobre as diferenças entre o Paraná e o Mato Grosso, o vice-presidente do Sindicato Rural de Alta Floresta, Ronaldo Vinha destacou que ver como funciona os processos de criação de gado num clima frio, que é totalmente diferente da realidade mato-grossense foi muito interessante. "De uma forma ou de outra todas as visitas foram muito interessantes. Saber como funciona o processo de carregamento dos navios no porto de Paranaguá também me surpreendeu".

Jetson Giacolmolli, diretor do Sindicato Rural de Água Boa, acrescenta que todas as visitas foram importantes e agregaram conhecimento. "Uma coisa é sabermos e lermos sobre um determinado assunto, a outra é podermos conhecer como funciona. Depois de ver todos os processos e saber os detalhes fica muito mais fácil fazermos o trabalho, porque sabemos como funciona uma estrutura – que antes só tínhamos uma ideia".

A Missão Técnica de Castro foi encerrada com uma visita ao Porto de Paranaguá, onde os mato-grossenses tiveram a oportunidade de ver como funciona o carregamento de carros. Ao todo seriam carregados 2.800 carros dentro de um navio. Se não acontecesse nenhum imprevisto a operação deveria durar cerca de 72 horas.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

24/09/2018 | CRÉDITO RURAL

Certidão garante crédito rural para agricultores em áreas de ocupação

A ação favorecerá o crescimento econômico e contribuirá para a geração de emprego e renda a milhares de famílias que se encontram nessa situação

23/09/2018 | EXPORTAÇÃO / MILHO

Mercado dá continuidade ao movimento positivo e testa leves ganhos na manhã desta 6ª em Chicago

Por volta das 8h38 (horário de Brasília), as principais posições da commodity exibiam ganhos entre 1,50 e 1,75 pontos

22/09/2018 | SOJA

Aumenta volume de esmagamento de soja em Mato Grosso

O IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – divulgou, hoje, o volume de soja em grão esmagado em Mato Grosso durante o mês de agosto.

21/09/2018 | AGRICULTURA FAMILIAR

AGRICULTURA FAMILIAR Prefeitura ajuda a diversificar economia de famílias da Gleba Mercedes

O projeto, que tem iniciativa da Prefeitura e emenda parlamentar estadual no valor de R$300 mil

20/09/2018 | AGOSTO

Terminal quebra recorde de transporte de cargas em terminal de Rondonópolis

Volume total transportado pela Companhia em agosto foi de 5,3 milhões de toneladas de produtos agrícolas e industriais em terminais de 6 estados

20/09/2018 | BOVINOS LEITE

Produtores de leite da América Latina conhecem maior núcleo genético da atualidade nos EUA

O terceiro dia do ABS Global Experience contou com visitas a mais uma fazenda familiar – a Johnson’s Rolling Acres – e também à sede do projeto De-Novo

19/09/2018 | APICULTURA

Mato Grosso tem grande potencial botânico e climático para a apicultura

O Brasil possui a maior florada apícola do mundo e o estado destaca-se por ter três ecossistemas bem distintos: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica.

19/09/2018 | SOJA CONVENCIONAL

Soja convencional ainda é cultivada no Brasil, mas área plantada diminui

No ano passado, semente não-transgênica ocupou 17,3% da área de cultivo e, neste ano, não deve passar de 12%. Custo de produção é mais alto, mas valor de venda também.

18/09/2018 | MEIO AMBIENTE

Inovação no licenciamento ambiental

Pela sua vocação de produtor mundial de alimentos, o Brasil participa do desafio de aumentar a produção agrícola para atender projeção de demanda de alimentos, fibras e bioenergia até o ano 2050

17/09/2018 | PECUÁRIA DE LEITE

Três produtores da região de Quatro Marcos são destaques no SENAR Tec Leite

17/09/2018 | GESTÃO

Mais de 90% dos pecuaristas paulistas que adotaram sistemas integrados afirmam que continuarão com a tecnologia

Os que adotam a integração lavoura-pecuária (ILP) têm maior tempo de experiência com agricultura, participam de eventos agropecuários e de cooperativas agrícolas e recebem mais visitas da assistência técnica

16/09/2018 | EXPORTAÇÃO

Com volume recorde em agosto, exportações totais de carne bovina crescem 9% e já rendem US$ 4,2 bi

As exportações totais de carne bovina (in natura e processada) atingiram a 173.826 toneladas no mês de agosto estabelecendo um novo recorde mensal no setor