Siga-nos nas redes sociais:

Produção brasileira de cacau deve crescer 50% em cinco anos

Estimativa foi feita pelo ministro Blairo Maggi em evento internacional do setor que acontece em São Paulo 29/10/2018 - 20:24:22

Em discurso no Partnership Meeting 2018, o encontro anual da World Cocoa Foundation (WCF), a Fundação Mundial do Cacau, em São Paulo, o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), estimou aumento da produção brasileira de cacau em 50% nos próximos 5 anos, atingindo 300 mil toneladas anuais, e aumento de 100% na produção de amêndoas em dez anos.

O ministro, que destacou a sustentabilidade da produção agropecuária do país, disse que esse aumento está previsto no Plano de Expansão Sustentável da Produção. E lembrou que na Amazônia, de onde o fruto é originário, tem revelado crescimento médio de 10 mil hectares por ano de sistemas agroflorestais com o produto, incluindo a recuperação de áreas degradadas. Como árvore nativa desse bioma, foi inserida na Linha ABC do Plano Safra 2018/2019 para o crédito agrícola.

O evento internacional acontece pela primeira vez no Brasil e visa ações voltadas às parcerias público-privadas do setor. Entre as metas do setor produtivo, de acordo com a Ceplac, vinculada ao Mapa, é retormar a posição do Brasil de maior produtor mundial de cacau, que tinha a década de 1980, quando produzia 400 mil toneladas anuais.

Blairo Maggi adiantou que estão em andamento “tratativas finais visando reconhecimento internacional para exportar 20% do cacau brasileiro com selo de qualidade diferenciada. Queremos vender para o mundo o cacau “fino e de aroma”, para entrarmos no seleto clube dos 12 países que possuem essa distinção, o que vai nos possibilitar vender o produto especial pelo dobro do preço médio comercializado atualmente”.

Isso será possível, segundo o ministro, com o retorno do país como membro efetivo, com direito a voto, do International Cocas Organization (ICCO). “Às vezes, não é dada a devida importância a um fórum como esse ou outro. Mas é nesses fóruns que saem as linhas para o futuro, onde são estabelecidas as políticas. Por isso a importância de estar todo mundo junto”.

Maggi disse ainda que “temos um grande mercado a conquistar com a venda de produtos com maior valor agregado. O Brasil tem a tendência à especialização em produção de chocolates orgânicos, chocolate gourmet, entre outros nichos de mercado que queremos e podemos alcançar”.

O Brasil possui todos os elos da cadeia produtiva do cacau e do chocolate, desde a produção de amêndoas, passando pelo processamento, até chegar à produção do chocolate. “É uma vantagem competitiva rara que possuímos e temos que explorá-la”, afirmou.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja tambem

19/01/2019 | EXPORTAÇÃO

Exportação de suco de laranja do Brasil caem 12%

Queda foi provocada por reposição de estoques que estavam baixos no país e menor demanda nos EUA e Europa, segundo a CitrusBR

18/01/2019 | SOJA / MERCADO NO BRASIL

Soja estende ganhos da sessão anterior em Chicago e opera com leve alta nesta 6ª feira

O mercado da soja opera em campo positivo nesta sexta-feira (18) na Bolsa de Chicago.

17/01/2019 | SOJA

Receitas com soja poderão cai pela primeira vez em oito anos

Após oito anos de altas consecutivas, o VBP (Valor Bruto de Produção) da soja deverá cair em 2019. É o que prevê José Gasques, do Ministério da Agricultura, em estudo sobre o comportamento dos principais produtos agrícolas e agropecuários do país

16/01/2019 | FEBRE AFTOSA

MT apresenta balanço da 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa

A última ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso foi registrada em 1996.

16/01/2019 | PRAGAS E DOENÇAS

Ferrugem continua avançando pelo país e Consórcio Antiferrugem já registra 162 casos espalhados por 11 estados

Os número de ocorrências de ferrugem asiática na safra de soja 2018/19 seguem avançando por diversas regiões do Brasil

15/01/2019 | Colheita de Soja - Fazenda Grupo Morena

Acompanhamos uma colheita e comprovamos: produtividade média acima de 65 scs/ha

A expectativa alcançada no primeiro talhão colhido na fazenda do Grupo Morena-

15/01/2019 | SOJA

Brasil mantém bom ritmo de embarques, mas novos negócios são raros

O número impressiona, segundo explica o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting

12/01/2019 | CRÉDITO RURAL

Plano Agrícola e Pecuário: Financiamento da produção aumentou 14% em relação ao semestre anterior

Somente nos últimos seis meses os produtores rurais tomaram R$ 87,9 bilhões junto às instituições financeiras

11/01/2019 | BOI

Eficiência da adubação nitrogenada da pastagem depende de condições climáticas favoráveis

O N proporciona aumento da produção de pastagem e, consequentemente, possibilita elevar o número de animais por hectare.

10/01/2019 | SOJA

AgRural cita tempo, vê safra de soja menor no Brasil e não descarta mais perdas

O relatório da consultoria vem um dia antes de a estatal Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentar atualizações para a safra brasileira.

09/01/2019 | LEILÕES

Fazenda Rio Bonito e convidados leiloam 3 mil animais em leilão virtual

09/01/2019 | FRIGORÍFICOS E ABATEDOUROS

Indústria global de carnes passa por mudanças

A política desempenhou um grande papel na agricultura no ano passado