Siga-nos nas redes sociais:

Peso médio elevado marca a etapa de Nanuque (MG) do Circuito Nelore de Qualidade, da ACNB

Grupo Matsuda premiou primeiro colocado com uma tonelada de suplementos minerais 06/12/2018 - 07:11:43

O município de Nanuque (MG), localizado na microrregião do Vale do Mucuri – nordeste de Minas Gerais, recebeu pela primeira vez o Circuito Nelore de Qualidade. A avaliação ocorreu na unidade do frigorífico Frisa, no dia 22 de novembro. A iniciativa é da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com o apoio da Associação Mineira dos Criadores de Nelore e patrocínio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal. 

A etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Nanuque proporcionou aos criadores mineiros a possibilidade de avaliar o desempenho produtivo do seu gado com base em três características com foco na produção de carne: idade, peso médio e cobertura de gordura na carcaça. A ação oportuniza, também, os pecuaristas a analisarem a eficácia de seus métodos de criação, manejo e genética utilizada. 

Dos 518 animais abatidos, destaque para o elevado peso médio: 443 dos bovinos (85,5% do total) pesaram entre 18 e 24@. A precocidade dos animais também chamou a atenção: 430 deles (83,1%) possuíam entre 0 e 4 dentes incisivos permanentes.

Nanuque e cidades vizinhas têm rebanho superior a 145 mil bovinos. A atividade tem papel relevante na economia local. Segundo informações da Prefeitura Municipal de Nanuque, o segmento pecuário tem se alavancado com técnicas de manejo de pastagens e fertilização, bem como a mineralização do rebanho, visando maior produtividade.

“O perfil de Nanuque combina com os objetivos do Circuito Nelore de Qualidade. Incluir novas regiões na avaliação é importante para analisar a qualidade do gado Nelore criado em diversos pontos do país. Trabalhamos para a expansão dessa iniciativa importante como forma de nos aproximar dos produtores e, assim, contribuir cada vez mais com a cadeia produtiva de carne de qualidade”, destaca Guilherme Alves, gerente de produtos da ACNB e responsável pela ação. 

Vencedores: Lucia Maria Nunes Coelho, da Fazenda Paquetá, foi a vencedora da etapa de Nanuque do Circuito Nelore de Qualidade, com 10.821,42 pontos. A segunda colocação ficou com Arthur Arpini Coutinho, que somou 10.126,39 pontos. O terceiro colocado foi Dalton Dias Heringer, que totalizou 7.831,91 pontos.

“A conquista da primeira colocação na etapa é muito gratificante, pois reflete e valoriza a qualidade do nosso projeto. Com essa oportunidade, avaliamos o nosso gado e verificamos, com satisfação, que estamos no caminho certo, com animais de ótimo rendimento de carcaça e altamente produtivos. Estamos extremamente satisfeitos e pretendemos nos aperfeiçoar cada vez mais”, diz Ricardo Nunes Coelho, filho de Lucia Maria Nunes Coelho, proprietária da fazenda Paquetá e vencedora da etapa. 

Para Saulo Bastos de Souza, gerente de pecuária de Arthur Arpini Coutinho, segundo colocado, o Circuito Nelore de Qualidade estimula a melhoria na pecuária. “Essa iniciativa da ACNB é extremamente benéfica, pois permite a nós, produtores, olhar para dentro de nossas fazendas e entender que trabalho estamos realizando no dia a dia. Consideramos nosso desempenho na etapa de Nanuque como positivo e de grande valor, mas entendemos que podemos superar os resultados obtidos. Essa competição nos estimula a melhorar nos pontos não atingidos, a fim de produzir animais melhores, mais jovens, bem acabados e com desempenho superior.”, finaliza Saulo.

Palestras e debates: No dia 23 de novembro, A ACNB, em parceria com suas associações regionais conveniadas, Nelore Minas e Nelore Capixaba, e o apoio do Grupo Matsuda e frigorífico Frisa, promoveram um intenso dia de debates acerca da produção de carcaças bovinas e carne de qualidade, pastagens, além da apresentação dos dados do abate realizado e entrega dos prêmios aos campeões da etapa. Com um público estimado de 120 pessoas, o evento contou com palestras do médico veterinário da Matsuda, dr. Matheus Dantas, e dos zootecnistas Pedro Veiga Rodrigues Paulino, dr. Humberto Wernersbach Filho, da Fertilizantes Heringer, e Guilherme Alves, da ACNB. A programação diária contou ainda com a presença do presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, dr. Nabih Amim El Aouar.

Para mais informações sobre o Circuito Nelore de Qualidade, acesse www.nelore.org.br; telefone (11) 3293-8900 e no e-mail guilherme.alves@nelore.org.br.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja tambem

22/02/2019 | DIA DE CAMPO

BOM JESUS: Dia de Campo reúne cerca de 5000 participantes

O Dia de Campo 2019 da Cooperativa Bom Jesus reuniu cerca de 5000 pessoas no seu campo experimental entre os dias 13 e 15 de fevereiro

21/02/2019 | EFICIÊNCIA ALIMENTAR

Destaque em prova de eficiência alimentar, Touro 3.0 da Agronova é contratado pela Alta Genetics

20/02/2019 | MILHO E SORGO

Brasil deve ter 2ª safra de milho 21% maior com ganho de produtividade

Conforme a média de nove estimativas de consultorias e entidades do setor, o Brasil deverá produzir 65,3 milhões de toneladas de milho na chamada safrinha

20/02/2019 | BIODIESEL

A quem interessa o uso de biodiesel no Brasil?

A atual política de biocombustíveis foi construída a partir de necessidades latentes no cenário nacional: valorização dos produtos nacionais, diminuição do desemprego, fortalecimento da indústria, segurança energética e cuidado com o meio ambiente e com a

19/02/2019 | SOJA

Desafio de Máxima Produtividade de Soja registra quatro mil inscritos com crescimento no número de áreas plantadas

Técnicos do CESB se preparam para realizar cerca de 700 auditorias nas plantações registradas

18/02/2019 | ALGODÃO

Ampliação da oferta tende a restringir a bonança da cultura

O período de bonança vivido pelos produtores de algodão mundo afora está ameaçado pelo crescimento da oferta previsto para a temporada internacional 2019/20

18/02/2019 | GOVERNO

Ministra comenta decisão da China de aplicar medidas antidumping contra frango brasileiro

“Não foi tão ruim assim”, diz Tereza Cristina, lembrando que parte das empresas brasileiras fechou acordo com chineses e não será afetada pela medida

18/02/2019 | UVA/RS

Aberta oficialmente colheita da uva no Rio Grande do Sul

Durante evento realizado na Vinícola Campestre, em Vacaria, governador Eduardo Leite prometeu soluções para enfrentar problemas causados pelo herbicida 2,4d

17/02/2019 | MATO GROSSO

Seca em lavouras de algodão em MT pode comprometer produtividade, dizem agricultores

Mesmo com essa oscilação no tempo, Mato Grosso deve produzir nessa safra cerca de 4,3 milhões toneladas de algodão. Um aumento de 33% a mais em relação a safra passada.

15/02/2019 | SOJA

Colheita de soja chega a 53% da área prevista em Mato Grosso

Se mantido este ritmo, a semana deve terminar com cerca de 60% da área semeada em Mato Grosso

14/02/2019 | AGRO/ARROZ

Diversificação será tema do Fórum Técnico na Abertura da Colheita do Arroz

Evento ocorre de 20 a 22 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão

13/02/2019 | SOJA

Nutrição e produtividade para o cultivo da soja

Ano de 2019 já começa com a soja tendo grande destaque no palco de exportações do Brasil