Siga-nos nas redes sociais:

O IICA e o Escritório da ONU para a Cooperação Sul-Sul trabalharão juntos pelo desenvolvimento rural

Jorge Chediek, diretor do Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul e enviado do secretário-geral das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, considerou o organismo interamericano “um modelo de instituição dedicada a fazer uma Cooperação Sul 25/07/2018 - 07:26:53

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC) assinaram um Memorando de Entendimento para unir esforços a favor do desenvolvimento agrícola e do bem-estar rural, da conservação do meio ambiente e da redução da pobreza no hemisfério.

O entendimento foi assinado pelo diretor-geral do IICA, Manuel Otero, e pelo diretor do UNOSSC e enviado do secretário-geral das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, Jorge Chediek, que participou por meio de teleconferência da 38ª reunião ordinária do Comitê Executivo do Instituto, em São José, Costa Rica.

Em uma mensagem aos representantes de 17 países presentes na reunião do Comitê Executivo, um dos órgãos de governo do IICA, Chediek destacou a trajetória, os resultados e a projeção do Instituto em matéria de Cooperação Sul-Sul e prometeu que esta aliança produza grandes resultados nas Américas e no resto do mundo.

“Como demonstrou em sua história e no presente, o IICA é um modelo de instituição dedicada a fazer uma Cooperação Sul-Sul muito boa. É um prazer para nós que o IICA faça parte de nossa rede de alianças. A atividade desenvolvida pelo Instituto na região das Américas pode ser muito valiosa em outras partes do mundo, e nosso mandato global envolve estabelecer pontes. Faremos com que esta sociedade funcione para construirmos uma América e um mundo melhores”, afirmou Chediek.

O Memorando de Entendimento IICA-UNOSSC se propõe a contribuir para a redução da pobreza, prevenir e recuperar o setor rural diante da presença de desastres naturais, conservar o meio ambiente e trabalhar conjuntamente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim como fomentar a Cooperação Sul-Sul e a cooperação triangular entre seus países-membros e com outros países em desenvolvimento.

As áreas em que o IICA e a UNOSSC atuarão juntos são Bioeconomia e Desenvolvimento Produtivo; Desenvolvimento Territorial e Agricultura Familiar; Comércio Internacional e Integração Regional; Mudança Climática, Recursos Naturais e Gestão de Riscos Produtivos; Medidas Sanitárias para a Agropecuária, Segurança e Qualidade dos Alimentos; Igualdade de Gênero e Clima e resiliência aos desastres.

“Tenho certeza que este acordo será una plataforma que nos permitirá aprender e impulsionar o trabalho conjunto com esta instituição-chave das Nações Unidas. A cooperação horizontal, em todas as suas manifestações, tem de ser um tema muito importante para se colocar em prática o conceito do IICA ponte: uma ponte para unir regiões, temas e países, fazendo com que o conhecimento seja gerido e flua da melhor maneira”, disse Otero.

Além deste memorando, durante a reunião de seu Comitê Executivo, o Instituto assinou acordos gerais de cooperação que envolvem entendimentos de diferente alcance com a Organização dos Estados do Caribe Oriental (Oeco); a secretaria-geral da Comunidade Andina de Nações (CAN); a diretoria-geral de Cooperação Multilateral (Digecoom) do Ministério de Economia, Planejamento e Desenvolvimento da República Dominicana; a Fundação Pan-Americana de desenvolvimento (PADF, na sigla em inglês); a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso); e a Universidade para a Paz (Upaz).

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja tambem

21/08/2018 | APLICATIVO DO CAMPO

Aplicativo feito pela UFMG indicará no celular as condições de frutas e legumes

A expectativa é a de que a tecnologia esteja disponível em até dois anos para download em smartphones

20/08/2018 | SHOW SAFRA 2019

Show Safra 2019 será lançado na próxima sexta (24)

Terá inicio as (09:30h), na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde, médio norte de MT.

20/08/2018 | PRODUTIVA

Produtiva. Esta foi a avaliação da maioria dos participantes da Missão Técnica de Castro

O balanço foi positivo e a viagem bastante produtiva.

20/08/2018 | PISCICULTURA (PEIXE BR).

PEIXE BR lança campanha para aumento do consumo de peixes nativos no país

A recomendação da FAO é de 12 kg/hab/ano, porém, a média mundial é superior a 20 kg/hab/ano. “Precisamos impulsionar o consumo no Brasil

19/08/2018 | REGULADOR

Regulador chinês pede apoio de instituições financeiras a investimento em infraestrutura

A medida vem em meio a um período de incerteza para a economia chinesa, em parte devido à intensificação da tensão comercial com os Estados Unidos.

18/08/2018 | MILHO E SORGO

Mais de 90% do milho exportado é de Mato Grosso; ritmo de escoamento é menor

Secex egistrou que, mês passado, começaram as exportações da safra 2017/18 de milho no Brasil, apresentando 1,17 milhão de toneladas

17/08/2018 | SOJA EXPORTAÇÃO

Soja: Mercado se ajusta em Chicago após forte avanço e tem leve realização de lucros nesta 6ª

17/08/2018 | PROCESSAMENTO

Mercado de couro verde com viés de baixa

A maior produção de peles associada à baixa procura pelo produto final mantém o viés de baixa no mercado de couro

16/08/2018 | AGROPRODUÇÃO/MILHO

Exportação: Na comparação mensal, o milho tem alta de 88%

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as exportações de milho na primeira quinzena de agosto atingiram um volume de 799,9 mil toneladas

16/08/2018 | MERCADO FLORESTAL

Encontro em São Paulo reúne investidores nacionais e internacionais e empreendedores do setor florestal e agroflorestal

Seis fundos de investimento conheceram projetos de produtores e empresas brasileiras que, somados, possibilitariam a restauração e reflorestamento de 17 mil hectares em seis estados diferentes

15/08/2018 | GESTÃO

Beef Tour 2018 percorre fazendas dos Estados Unidos que fornecem genética bovina para o Brasil

Propriedades norte-americanas estão entre as mais criteriosas do mundo

14/08/2018 | FEIJÃO

VI Fórum de Feijão e Pulses acontecerá em Curitiba nos dias 15 a 17 de agosto é patrocinado pela UPL e Advanta

Pesquisadores, produtores e todos os interessados no tema se reunirão para palestras e discussões sobre o mercado pulses e feijão