Siga-nos nas redes sociais:

O IICA e o Escritório da ONU para a Cooperação Sul-Sul trabalharão juntos pelo desenvolvimento rural

Jorge Chediek, diretor do Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul e enviado do secretário-geral das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, considerou o organismo interamericano “um modelo de instituição dedicada a fazer uma Cooperação Sul 25/07/2018 - 07:26:53

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC) assinaram um Memorando de Entendimento para unir esforços a favor do desenvolvimento agrícola e do bem-estar rural, da conservação do meio ambiente e da redução da pobreza no hemisfério.

O entendimento foi assinado pelo diretor-geral do IICA, Manuel Otero, e pelo diretor do UNOSSC e enviado do secretário-geral das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, Jorge Chediek, que participou por meio de teleconferência da 38ª reunião ordinária do Comitê Executivo do Instituto, em São José, Costa Rica.

Em uma mensagem aos representantes de 17 países presentes na reunião do Comitê Executivo, um dos órgãos de governo do IICA, Chediek destacou a trajetória, os resultados e a projeção do Instituto em matéria de Cooperação Sul-Sul e prometeu que esta aliança produza grandes resultados nas Américas e no resto do mundo.

“Como demonstrou em sua história e no presente, o IICA é um modelo de instituição dedicada a fazer uma Cooperação Sul-Sul muito boa. É um prazer para nós que o IICA faça parte de nossa rede de alianças. A atividade desenvolvida pelo Instituto na região das Américas pode ser muito valiosa em outras partes do mundo, e nosso mandato global envolve estabelecer pontes. Faremos com que esta sociedade funcione para construirmos uma América e um mundo melhores”, afirmou Chediek.

O Memorando de Entendimento IICA-UNOSSC se propõe a contribuir para a redução da pobreza, prevenir e recuperar o setor rural diante da presença de desastres naturais, conservar o meio ambiente e trabalhar conjuntamente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim como fomentar a Cooperação Sul-Sul e a cooperação triangular entre seus países-membros e com outros países em desenvolvimento.

As áreas em que o IICA e a UNOSSC atuarão juntos são Bioeconomia e Desenvolvimento Produtivo; Desenvolvimento Territorial e Agricultura Familiar; Comércio Internacional e Integração Regional; Mudança Climática, Recursos Naturais e Gestão de Riscos Produtivos; Medidas Sanitárias para a Agropecuária, Segurança e Qualidade dos Alimentos; Igualdade de Gênero e Clima e resiliência aos desastres.

“Tenho certeza que este acordo será una plataforma que nos permitirá aprender e impulsionar o trabalho conjunto com esta instituição-chave das Nações Unidas. A cooperação horizontal, em todas as suas manifestações, tem de ser um tema muito importante para se colocar em prática o conceito do IICA ponte: uma ponte para unir regiões, temas e países, fazendo com que o conhecimento seja gerido e flua da melhor maneira”, disse Otero.

Além deste memorando, durante a reunião de seu Comitê Executivo, o Instituto assinou acordos gerais de cooperação que envolvem entendimentos de diferente alcance com a Organização dos Estados do Caribe Oriental (Oeco); a secretaria-geral da Comunidade Andina de Nações (CAN); a diretoria-geral de Cooperação Multilateral (Digecoom) do Ministério de Economia, Planejamento e Desenvolvimento da República Dominicana; a Fundação Pan-Americana de desenvolvimento (PADF, na sigla em inglês); a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso); e a Universidade para a Paz (Upaz).

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja tambem

13/12/2018 | GOVERNO

Governo compra 11,7 mil quilos de produção rondoniense de café robusta

A Superintendência de Licitações de Rondônia (Supel) deve homologar na próxima semana a licitação para compra de 11,7 mil quilos de café robusta

12/12/2018 | CAPIM-AMARGOSO

Um problema que pode estar além do campo

Como uma das plantas daninhas mais resistentes e complicadas do mercado pode estar afetando mais do que o cultivo e a produtividade

12/12/2018 | Política Agrícola

Ruralistas querem MP com novo prazo para Refis do Funrural

O assunto foi discutido na reunião da FPA desta terça-feira (11), em que os parlamentares define a estratégia do colegiado no Congresso Nacional.

10/12/2018 | SOJA

Vendas antecipadas de soja 2018/19 no MT chegam a 41,33% em dezembro, diz Imea

10/12/2018 | GESTÃO

Cinco dicas valiosas para auxiliar na fertilidade do solo

Relatório da FAO e Embrapa Solos aponta que 33% da terra do mundo está degradada

08/12/2018 | EXPORTAÇÃO

Paridade de exportação do milho mato-grossense recua 2,7%

A paridade de exportação do milho mato-grossense para julho do ano que vem recuou 2,7% no mês passado fechando a uma média de R$ 21,83/saca

07/12/2018 | SOJA

Soja em Chicago trabalha com leves altas nesta 6ª feira e mercado busca se reequilibrar

No paralelo, o mercado observa ainda o bom desenvolvimento do plantio na América do Sul, principalmente no Brasil.

07/12/2018 | CERTIFICAÇÃO

Oceana Minerals obtém certificação internacional que reforça a alta qualidade de seus produtos

A Certificação IBD USDA abre portas para expansão da empresa nos exigentes mercados dos Estados Unidos e de outros países da Europa e Ásia

06/12/2018 | BOVINOS DE CORTE

Peso médio elevado marca a etapa de Nanuque (MG) do Circuito Nelore de Qualidade, da ACNB

Grupo Matsuda premiou primeiro colocado com uma tonelada de suplementos minerais

05/12/2018 | EXPORTAÇÃO

Exportação da carne bovina segue em bom ritmo

A valorização do dólar frente a moeda brasileira colabora com este cenário.

04/12/2018 | INTL FCStone

Motivada pela safra de inverno, produção de milho crescerá em 2018/19

Revisão de dezembro da INTL FCStone aponta crescimento anual de 20% na produção do ciclo de inverno do cereal, e total deve atingir 92,2 mi ton

04/12/2018 | DIA MUNDIAL DO SOLO

Cinco dicas valiosas para auxiliar na fertilidade do solo

Relatório da FAO e Embrapa Solos aponta que 33% da terra do mundo está degradada