Siga-nos nas redes sociais:

O IICA e o Escritório da ONU para a Cooperação Sul-Sul trabalharão juntos pelo desenvolvimento rural

Jorge Chediek, diretor do Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul e enviado do secretário-geral das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, considerou o organismo interamericano “um modelo de instituição dedicada a fazer uma Cooperação Sul 25/07/2018 - 07:26:53

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC) assinaram um Memorando de Entendimento para unir esforços a favor do desenvolvimento agrícola e do bem-estar rural, da conservação do meio ambiente e da redução da pobreza no hemisfério.

O entendimento foi assinado pelo diretor-geral do IICA, Manuel Otero, e pelo diretor do UNOSSC e enviado do secretário-geral das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, Jorge Chediek, que participou por meio de teleconferência da 38ª reunião ordinária do Comitê Executivo do Instituto, em São José, Costa Rica.

Em uma mensagem aos representantes de 17 países presentes na reunião do Comitê Executivo, um dos órgãos de governo do IICA, Chediek destacou a trajetória, os resultados e a projeção do Instituto em matéria de Cooperação Sul-Sul e prometeu que esta aliança produza grandes resultados nas Américas e no resto do mundo.

“Como demonstrou em sua história e no presente, o IICA é um modelo de instituição dedicada a fazer uma Cooperação Sul-Sul muito boa. É um prazer para nós que o IICA faça parte de nossa rede de alianças. A atividade desenvolvida pelo Instituto na região das Américas pode ser muito valiosa em outras partes do mundo, e nosso mandato global envolve estabelecer pontes. Faremos com que esta sociedade funcione para construirmos uma América e um mundo melhores”, afirmou Chediek.

O Memorando de Entendimento IICA-UNOSSC se propõe a contribuir para a redução da pobreza, prevenir e recuperar o setor rural diante da presença de desastres naturais, conservar o meio ambiente e trabalhar conjuntamente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim como fomentar a Cooperação Sul-Sul e a cooperação triangular entre seus países-membros e com outros países em desenvolvimento.

As áreas em que o IICA e a UNOSSC atuarão juntos são Bioeconomia e Desenvolvimento Produtivo; Desenvolvimento Territorial e Agricultura Familiar; Comércio Internacional e Integração Regional; Mudança Climática, Recursos Naturais e Gestão de Riscos Produtivos; Medidas Sanitárias para a Agropecuária, Segurança e Qualidade dos Alimentos; Igualdade de Gênero e Clima e resiliência aos desastres.

“Tenho certeza que este acordo será una plataforma que nos permitirá aprender e impulsionar o trabalho conjunto com esta instituição-chave das Nações Unidas. A cooperação horizontal, em todas as suas manifestações, tem de ser um tema muito importante para se colocar em prática o conceito do IICA ponte: uma ponte para unir regiões, temas e países, fazendo com que o conhecimento seja gerido e flua da melhor maneira”, disse Otero.

Além deste memorando, durante a reunião de seu Comitê Executivo, o Instituto assinou acordos gerais de cooperação que envolvem entendimentos de diferente alcance com a Organização dos Estados do Caribe Oriental (Oeco); a secretaria-geral da Comunidade Andina de Nações (CAN); a diretoria-geral de Cooperação Multilateral (Digecoom) do Ministério de Economia, Planejamento e Desenvolvimento da República Dominicana; a Fundação Pan-Americana de desenvolvimento (PADF, na sigla em inglês); a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso); e a Universidade para a Paz (Upaz).

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja tambem

22/03/2019 | SHOW SAFRA

Augusto Nunes aborda cenário nacional após eleições de outubro

Jornalista realiza palestra máster no segundo dia de Feira na Fundação Rio Verde

22/03/2019 | PESQUISAS

Pesquisadores vão usar drones para detecção e contagem de gado

Pesquisa coordenada pela Embrapa para detecção e contagem de gado usando veículos aéreos não tripulados, conhecidos como vants ou drones, acaba de ser aprovada para financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

21/03/2019 | BOVINOCULTURA DE LEITE

Em abril Senar-MT e parceiros realizam 10 dias de campo

A programação inclui temas como: alimentação e nutrição para bovinos de leite, viabilidade X produção e boas práticas

21/03/2019 | Show Safra BR 163

Evento está na principal região produtora de grãos de Mato Grosso

Feira tem estrutura para receber 60 mil visitantes durante edição 2019

21/03/2019 | EXPORTAÇÃO

Comércio internacional: Exportação de soja ultrapassa US$ 2,5 bi em fevereiro e total do agro vai a US$ 7,25 bi

Quantidade das vendas de grão, farelo e óleo registra recorde para o mês e compensa queda de preço

20/03/2019 | TOUR TÉCNICO 2019

Tour Técnico 2019 percorre fazendas em quatro estados brasileiros

Viagem anual promovida pela ABS passa pelos principais fornecedores de genética de Mato Grosso, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul

19/03/2019 | MT & RO

Governador assina protocolo que prevê ações integradas no setor do agronegócio

Objetivo é viabilizar a retirada da vacina contra aftosa da região de fronteira e ainda compartilhar pesquisas e ações de fomento às cadeias produtivas.

19/03/2019 | LEILÃO VIRTUAL

Leilões pela internet são um sucesso

Acompanhe nossos leilões e não perca nenhum lance! Faça o download do aplicativo

19/03/2019 | PESQUISAS

Restrições ao glifosato são desastrosas, diz pesquisador

“A norma da Anvisa traz quatro pontos sensíveis que, se mantidos, impactarão negativamente"

18/03/2019 | SOJA

Soja recua em Chicago nesta 2ª feira e devolve parte dos últimos ganhos fortes

Por volta de 7h30 (horário de Brasília), as cotações cediam pouco mais de 4 pontos, devolvendo parte das altas registradas na última sexta-feira (15), quando o mercado subiu mais de 10 pontos

16/03/2019 | SETOR SUCROALCOOLEIRO

Datagro estima mix 62% voltado para produção de etanol na safra 2019/20

A produção de açúcar na região Centro-Sul, na safra 2019/2020 será de 29,7 milhões de toneladas contra 26,51 milhões da safra 18/19

15/03/2019 | NOVA MESA DIRETORA-2019

Comissão de Agricultura da Câmara elege nova mesa diretora para 2019

O novo presidente será o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP).