Siga-nos nas redes sociais:

Novo bionematicida demonstra elevado controle de nematoides no feijão

Desenvolvido pela Biotrop, o Furatrop aumenta a produtividade da cultura em média em mais de 10% , além de reequilibrar a microbiota do solo 13/10/2020 - 08:33:34

O mais novo bionematicida da Biotrop, o Furatrop, apresenta bom desempenho nas mais variadas culturas. E uma delas é o feijão, na qual alcança alto índice de controle em nematoides. O produto tem como grande diferencial a velocidade de ação no solo, com a combinação da tecnologia japonesa Hayai e uma cepa de altíssima eficiência (2657) de Bacillus subtilis. 

Agindo rápido no combate aos vermes de solo e ainda aumentando a rentabilidade das lavouras, o produtor de feijão tem à disposição uma importante e eficiente ferramenta.

Em comparativos, pôde-se observar a diferença no desenvolvimento radicular e proteção da planta desde sua emergência, apresentando maior volume de raízes e radicelas, sem danos de nematoides às primeiras emissões de raízes. “Na parte aérea também é visível a diferença na planta tratada com o Furatrop, que cresce mais rápido, volumosa e sadia”, diz o gerente de marketing e estratégia da Biotrop, Jonas Hipolito.

Resultados comprovados

Em um experimento realizado no município de Lavras-MG, na cultura do feijão, o Furatrop comprovou sua eficiência. As pesquisadoras Ana Cristina Monteiro e Amanda Maria Nascimento, avaliaram a população de Meloidogyne Javanica nas raízes das plantas. Como resultado o Furatrop obteve controle de 66% sobre a população de nematoides, 12% a mais que o concorrente analisado.

A mesma pesquisa demonstrou ainda que houve incremento de 20% de produtividade em relação à testemunha, sendo seis sacas a mais de feijão por hectare. “O produtor ganha com a sanidade da lavoura, qualidade de plantas e no aumento da produção”, constata Hipolito.

Diferenciais da tecnologia

Um dos principais benefícios do Furatrop é a tecnologia Hayai, derivada de uma milenar prática japonesa de fermentação sólida, a maior já feita fora do Japão, e que proporciona uma ação rápida sobre o alvo devido à alta carga de metabólitos e de compostos orgânicos em sua composição.

Conforme explica o gerente, a bactéria é multiplicada em um meio semissólido similar ao solo, e por isso é ativada de maneira muito mais rápida na rizosfera, além de concentrar muito mais metabólitos durante o processo fermentativo e entregar resultados mais duradouros no ambiente, resultando em mais rentabilidade. “Este sem dúvida é um marco para o combate de nematoides com biológicos, uma evolução”, destaca.

Como o Furatrop atua

A bactéria presente no Furatrop age de três maneiras diferentes. A primeira é por meio de antiobiose, atuando diretamente sobre os nematoides. A segunda forma é por competição, formando um biofilme protetor nas raízes das plantas que desorienta os nematoides e forma uma barreira física protetora. Por fim, atua nas plantas, contribuindo para sua capacidade de resposta a estresses.

Foto: Credito: Mateus Augusto de Avila

Fonte: Portal do Agronegócio / RuralPress

Veja tambem

17/11/2020 | GOVERNO

GO: FCO aprova R$ 22,2 milhões para projetos rurais

O município com maior número de cartas aprovadas foi Rio Verde, com 6 propostas do total de 27

16/11/2020 | ARROZ

Produtores de arroz no RS apostam no condicionamento do solo para a safra 20/21

Fertilizante mineral à base de cálcio e enxofre tem auxiliado na neutralização do ferro em excesso no solo

16/11/2020 | SAÚDE ANIMAL

Ivomec® lança Websérie e defende a pecuária brasileira

A série “Do Campo à Mesa” terá quatro episódios que irão mostrar todo o processo da cadeia produtiva de carne bovina, com análises de especialistas e histórias inspiradoras

13/11/2020 | SOJA

Venda antecipada de soja do Brasil atinge 53,4%; milho tem recorde, diz Datagro

O ritmo de vendas antecipadas supera o marco anterior para esta época, de 43,4%, em 2016.

13/11/2020 | ANÁLISE DE MERCADO

Brasil deve colher 268,942 milhões de tonaladas de grãos na safra 2020/21 – Conab

Brasil deve colher 268,942 milhões de tonaladas de grãos na safra 2020/21 – Conab

11/11/2020 | MILHO

Milho sobe no Brasil nesta 4ªfeira, mas pode ter atingido o teto na B3

Chicago recua após grande alta de ontem

10/11/2020 | EXPORTAÇÃO

Produtores rurais poderão aderir ao programa de renegociação de dívidas até 29 de dezembro

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional lançou esta nova modalidade para auxiliar o setor agropecuário durante a crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19

10/11/2020 | AGRONEGÓCIO

Produtores dos vinhedos utilizam tecnologia europeia para potencializar produtividade

Bioinsumo natural desenvolvido na Irlanda propicia importantes ganhos aos parreirais, ao reforçar a resistência da planta aos impactos da estiagem

06/11/2020 | SOJA

PÁTRIA Agronegócios: Plantio da soja no Brasil chega a 53,32% da área, ainda abaixo da média

05/11/2020 | SOJA

Volume exportado de soja em outubro cai 51% ante outubro de 2019

Volume exportado de soja em outubro cai 51% ante outubro de 2019

03/11/2020 | MERCADO FINANCEIRO

Soja sobe com plantio atrasado no BR, possível redução nos estoques dos EUA e demanda forte

Entrevista com Ginaldo de Sousa - Diretor Geral do Grupo Labhoro sobre o Fechamento de Mercado da Soja

02/11/2020 | SETOR SUCROALCOOLEIRO

Moagem atinge 538,13 milhões de toneladas no Centro-Sul

Moagem atinge 538,13 milhões de toneladas no Centro-Sul