Siga-nos nas redes sociais:

Movimentação de carga de grãos crescerá pela região norte

Blairo Maggi estima que represente 40% do total do país, em dez anos 19/12/2017 - 21:41:52

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) avalia que o escoamento da safra de grãos destinada ao mercado externo acontecerá cada vez mais pela região norte do país, chegando a 40% do total, até lá. “É uma realidade que aos poucos está acontecendo. Cada vez que se manda uma mercadoria pelo Norte, são aliviados os portos do Sul e a vida dos produtores de lá”, disse o ministro.

As mudanças no sistema portuário já vêm acontecendo, disse Maggi, lembrando que, há pouco tempo, os telejornais mostravam filas de caminhões que se estendiam, por exemplo, de Curitiba até o porto de Paranaguá e de São Paulo até o porto de Santos. “Não existe mais nada disso. Hoje, as exportações são agendadas, o caminhão tem uma senha, chega no tempo, no dia e na hora certa, descarrega e vai embora. Precisamos avançar muito, mas já caminhamos bastante”, afirmou.

Blairo Maggi participou, na última sexta-feira (15) do Seminário Brasil Central, no Jornal O Globo, no Rio de Janeiro, onde falou sobre a Força do Agronegócio na Transformação do Brasil. Maggi destacou a importância da produção de alimentos para atender a demanda de 3 bilhões de pessoas que deverão estar na classe média no mundo até 2030.

O ministro enfatizou que o mercado asiático continua como o de maior potencial de crescimento para os produtos brasileiros. No sul e sudeste asiático estão concentrados 51% da população do planeta e 19% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial, observou. Essa região responde pelo consumo de 28% das aves comercializadas, de 20% dos bovinos, 31% dos lácteos e 37% do açúcar.

A preservação da vegetação nativa do país que chega a 63% do território brasileiro foi outro ponto destacado pelo ministro. O dado foi comparado com a preservação nos Estados Unidos, que corresponde a 19,9%. No Brasil, as propriedades rurais, incluindo áreas de florestas plantadas representam 22,2% do território nacional, enquanto nos EUA chegam a 30,2%.

Durante o evento, o ministro informou ter entregue ao ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco, estudo desenvolvido pela Embrapa Territorial sobre as melhores alternativas para investimentos em logística que beneficiarão o agronegócio brasileiro.

Fonte: Do Agronegocio

Veja tambem

14/12/2018 | DEFESA AGROPECUÁRIA

Indea atende caso de raiva em bovinos em Alta Floresta

Os bovinos e equídeos dessas propriedades também devem ser vacinados contra a raiva.

14/12/2018 | SUÍNOS

Cartilha de Boas Práticas na Gestação de Suínos é lançada pelo Mapa

Objetivo é a sensibilização, capacitação e sustentabilidade da cadeia produtiva

13/12/2018 | GOVERNO

Governo compra 11,7 mil quilos de produção rondoniense de café robusta

A Superintendência de Licitações de Rondônia (Supel) deve homologar na próxima semana a licitação para compra de 11,7 mil quilos de café robusta

12/12/2018 | CAPIM-AMARGOSO

Um problema que pode estar além do campo

Como uma das plantas daninhas mais resistentes e complicadas do mercado pode estar afetando mais do que o cultivo e a produtividade

12/12/2018 | Política Agrícola

Ruralistas querem MP com novo prazo para Refis do Funrural

O assunto foi discutido na reunião da FPA desta terça-feira (11), em que os parlamentares define a estratégia do colegiado no Congresso Nacional.

10/12/2018 | SOJA

Vendas antecipadas de soja 2018/19 no MT chegam a 41,33% em dezembro, diz Imea

10/12/2018 | GESTÃO

Cinco dicas valiosas para auxiliar na fertilidade do solo

Relatório da FAO e Embrapa Solos aponta que 33% da terra do mundo está degradada

08/12/2018 | EXPORTAÇÃO

Paridade de exportação do milho mato-grossense recua 2,7%

A paridade de exportação do milho mato-grossense para julho do ano que vem recuou 2,7% no mês passado fechando a uma média de R$ 21,83/saca

07/12/2018 | SOJA

Soja em Chicago trabalha com leves altas nesta 6ª feira e mercado busca se reequilibrar

No paralelo, o mercado observa ainda o bom desenvolvimento do plantio na América do Sul, principalmente no Brasil.

07/12/2018 | CERTIFICAÇÃO

Oceana Minerals obtém certificação internacional que reforça a alta qualidade de seus produtos

A Certificação IBD USDA abre portas para expansão da empresa nos exigentes mercados dos Estados Unidos e de outros países da Europa e Ásia

06/12/2018 | BOVINOS DE CORTE

Peso médio elevado marca a etapa de Nanuque (MG) do Circuito Nelore de Qualidade, da ACNB

Grupo Matsuda premiou primeiro colocado com uma tonelada de suplementos minerais

05/12/2018 | EXPORTAÇÃO

Exportação da carne bovina segue em bom ritmo

A valorização do dólar frente a moeda brasileira colabora com este cenário.