Siga-nos nas redes sociais:

Indea e Adepará discutem trabalho conjunto para área de fronteira

Durante a reunião, as duas instituições apresentaram dados importantes, como: os limites geográficos e estudo de trânsito de animais entre Mato Grosso e o Pará. 05/05/2018 - 18:18:12

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) recebeu nesta sexta-feira (04.05) representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). O encontro é um desdobramento da primeira Reunião do Bloco II, realizado no mês de abril, em Manaus (AM), e teve como objetivo alinhar as ações para a retirada da vacinação contra febre aftosa.

Mato Grosso pertence ao Bloco V, que tem a última vacinação prevista para maio de 2021, porém faz divisa com estados que pertencem ao Bloco II (Amazonas, Amapá, Pará e Roraima) sendo imprescindível a sua participação nas discussões com os referidos estados. O Bloco II deve realizar a última vacinação em maio de 2020.

Durante a reunião, as duas instituições apresentaram dados importantes, como: os limites geográficos e estudo de trânsito de animais entre Mato Grosso e o Pará. Só do lado mato-grossense, são cerca de 10 municípios, alguns com barreiras naturais que impedem o trânsito de animais, porém, a maioria com barreira seca e permeabilidade de trânsito.

Entre os meses de agosto e setembro, equipes do Indea e da Adepará devem realizar um cadastramento das propriedades na região de divisa. Esse levantamento será fundamental para o planejamento da retirada da vacinação, com o objetivo de não inviabilizar o desenvolvimento econômico nessas regiões. Assim que o Bloco II deixar de vacinar o seu rebanho, em 2020, não poderão receber animais suscetíveis vacinados de Mato Grosso e seus produtos in natura.

Para a presidente do Indea, Daniella Bueno, a interação dos serviços é fundamental. “Vamos avançar juntos nesse trabalho para a retirada da vacinação. A interação entre os serviços oficiais é fundamental, os dois lados crescem com essa interação”.

Para o diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adepará, Jefferson Oliveira, a vinda a Mato Grosso foi importante para conhecerem melhor o trabalho do Indea. “Pudemos ampliar o debate e conhecemos o sistema de vigilância usado pelo Indea, vamos ver a possibilidade de implantar o mesmo no nosso serviço”.

Blocos

Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) prevê a retirada total da vacinação no país até 2023. Os estados foram divididos em cinco blocos pecuários para que seja feita a transição de área livre da aftosa com vacinação para sem vacinação. Integram o Bloco I, Acre e Rondônia; o Bloco II: Amazonas, Amapá, Pará e Roraima; o Bloco III: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte; Bloco IV: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins, e; Bloco V: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

20/08/2018 | SHOW SAFRA 2019

Show Safra 2019 será lançado na próxima sexta (24)

Terá inicio as (09:30h), na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde, médio norte de MT.

20/08/2018 | PRODUTIVA

Produtiva. Esta foi a avaliação da maioria dos participantes da Missão Técnica de Castro

O balanço foi positivo e a viagem bastante produtiva.

20/08/2018 | PISCICULTURA (PEIXE BR).

PEIXE BR lança campanha para aumento do consumo de peixes nativos no país

A recomendação da FAO é de 12 kg/hab/ano, porém, a média mundial é superior a 20 kg/hab/ano. “Precisamos impulsionar o consumo no Brasil

19/08/2018 | REGULADOR

Regulador chinês pede apoio de instituições financeiras a investimento em infraestrutura

A medida vem em meio a um período de incerteza para a economia chinesa, em parte devido à intensificação da tensão comercial com os Estados Unidos.

18/08/2018 | MILHO E SORGO

Mais de 90% do milho exportado é de Mato Grosso; ritmo de escoamento é menor

Secex egistrou que, mês passado, começaram as exportações da safra 2017/18 de milho no Brasil, apresentando 1,17 milhão de toneladas

17/08/2018 | SOJA EXPORTAÇÃO

Soja: Mercado se ajusta em Chicago após forte avanço e tem leve realização de lucros nesta 6ª

17/08/2018 | PROCESSAMENTO

Mercado de couro verde com viés de baixa

A maior produção de peles associada à baixa procura pelo produto final mantém o viés de baixa no mercado de couro

16/08/2018 | AGROPRODUÇÃO/MILHO

Exportação: Na comparação mensal, o milho tem alta de 88%

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as exportações de milho na primeira quinzena de agosto atingiram um volume de 799,9 mil toneladas

16/08/2018 | MERCADO FLORESTAL

Encontro em São Paulo reúne investidores nacionais e internacionais e empreendedores do setor florestal e agroflorestal

Seis fundos de investimento conheceram projetos de produtores e empresas brasileiras que, somados, possibilitariam a restauração e reflorestamento de 17 mil hectares em seis estados diferentes

15/08/2018 | GESTÃO

Beef Tour 2018 percorre fazendas dos Estados Unidos que fornecem genética bovina para o Brasil

Propriedades norte-americanas estão entre as mais criteriosas do mundo

14/08/2018 | FEIJÃO

VI Fórum de Feijão e Pulses acontecerá em Curitiba nos dias 15 a 17 de agosto é patrocinado pela UPL e Advanta

Pesquisadores, produtores e todos os interessados no tema se reunirão para palestras e discussões sobre o mercado pulses e feijão

14/08/2018 | PROCESSAMENTO

Chinelos de cana-de-açúcar

Um dos representantes globais do Brasil são as Havaianas, as sandálias de dedo das Alpargatas, vendidas em cerca de 100 mercados internacionais como acessório cobiçado por muitos estrangeiros que querem levar uma lembrança do país.