Siga-nos nas redes sociais:

Indea e Adepará discutem trabalho conjunto para área de fronteira

Durante a reunião, as duas instituições apresentaram dados importantes, como: os limites geográficos e estudo de trânsito de animais entre Mato Grosso e o Pará. 05/05/2018 - 18:18:12

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) recebeu nesta sexta-feira (04.05) representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). O encontro é um desdobramento da primeira Reunião do Bloco II, realizado no mês de abril, em Manaus (AM), e teve como objetivo alinhar as ações para a retirada da vacinação contra febre aftosa.

Mato Grosso pertence ao Bloco V, que tem a última vacinação prevista para maio de 2021, porém faz divisa com estados que pertencem ao Bloco II (Amazonas, Amapá, Pará e Roraima) sendo imprescindível a sua participação nas discussões com os referidos estados. O Bloco II deve realizar a última vacinação em maio de 2020.

Durante a reunião, as duas instituições apresentaram dados importantes, como: os limites geográficos e estudo de trânsito de animais entre Mato Grosso e o Pará. Só do lado mato-grossense, são cerca de 10 municípios, alguns com barreiras naturais que impedem o trânsito de animais, porém, a maioria com barreira seca e permeabilidade de trânsito.

Entre os meses de agosto e setembro, equipes do Indea e da Adepará devem realizar um cadastramento das propriedades na região de divisa. Esse levantamento será fundamental para o planejamento da retirada da vacinação, com o objetivo de não inviabilizar o desenvolvimento econômico nessas regiões. Assim que o Bloco II deixar de vacinar o seu rebanho, em 2020, não poderão receber animais suscetíveis vacinados de Mato Grosso e seus produtos in natura.

Para a presidente do Indea, Daniella Bueno, a interação dos serviços é fundamental. “Vamos avançar juntos nesse trabalho para a retirada da vacinação. A interação entre os serviços oficiais é fundamental, os dois lados crescem com essa interação”.

Para o diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adepará, Jefferson Oliveira, a vinda a Mato Grosso foi importante para conhecerem melhor o trabalho do Indea. “Pudemos ampliar o debate e conhecemos o sistema de vigilância usado pelo Indea, vamos ver a possibilidade de implantar o mesmo no nosso serviço”.

Blocos

Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) prevê a retirada total da vacinação no país até 2023. Os estados foram divididos em cinco blocos pecuários para que seja feita a transição de área livre da aftosa com vacinação para sem vacinação. Integram o Bloco I, Acre e Rondônia; o Bloco II: Amazonas, Amapá, Pará e Roraima; o Bloco III: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte; Bloco IV: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins, e; Bloco V: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Fonte: Ass: com Redação

Veja tambem

19/01/2019 | EXPORTAÇÃO

Exportação de suco de laranja do Brasil caem 12%

Queda foi provocada por reposição de estoques que estavam baixos no país e menor demanda nos EUA e Europa, segundo a CitrusBR

18/01/2019 | SOJA / MERCADO NO BRASIL

Soja estende ganhos da sessão anterior em Chicago e opera com leve alta nesta 6ª feira

O mercado da soja opera em campo positivo nesta sexta-feira (18) na Bolsa de Chicago.

17/01/2019 | SOJA

Receitas com soja poderão cai pela primeira vez em oito anos

Após oito anos de altas consecutivas, o VBP (Valor Bruto de Produção) da soja deverá cair em 2019. É o que prevê José Gasques, do Ministério da Agricultura, em estudo sobre o comportamento dos principais produtos agrícolas e agropecuários do país

16/01/2019 | FEBRE AFTOSA

MT apresenta balanço da 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa

A última ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso foi registrada em 1996.

16/01/2019 | PRAGAS E DOENÇAS

Ferrugem continua avançando pelo país e Consórcio Antiferrugem já registra 162 casos espalhados por 11 estados

Os número de ocorrências de ferrugem asiática na safra de soja 2018/19 seguem avançando por diversas regiões do Brasil

15/01/2019 | Colheita de Soja - Fazenda Grupo Morena

Acompanhamos uma colheita e comprovamos: produtividade média acima de 65 scs/ha

A expectativa alcançada no primeiro talhão colhido na fazenda do Grupo Morena-

15/01/2019 | SOJA

Brasil mantém bom ritmo de embarques, mas novos negócios são raros

O número impressiona, segundo explica o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting

12/01/2019 | CRÉDITO RURAL

Plano Agrícola e Pecuário: Financiamento da produção aumentou 14% em relação ao semestre anterior

Somente nos últimos seis meses os produtores rurais tomaram R$ 87,9 bilhões junto às instituições financeiras

11/01/2019 | BOI

Eficiência da adubação nitrogenada da pastagem depende de condições climáticas favoráveis

O N proporciona aumento da produção de pastagem e, consequentemente, possibilita elevar o número de animais por hectare.

10/01/2019 | SOJA

AgRural cita tempo, vê safra de soja menor no Brasil e não descarta mais perdas

O relatório da consultoria vem um dia antes de a estatal Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentar atualizações para a safra brasileira.

09/01/2019 | LEILÕES

Fazenda Rio Bonito e convidados leiloam 3 mil animais em leilão virtual

09/01/2019 | FRIGORÍFICOS E ABATEDOUROS

Indústria global de carnes passa por mudanças

A política desempenhou um grande papel na agricultura no ano passado