Siga-nos nas redes sociais:

IMAmt alerta para a pressão do bicudo na entressafra

Monitoramento indica áreas de risco 25/10/2018 - 06:22:23

O início do período de entressafra do algodão traz de volta os relatórios do monitoramento do bicudo-do-algodoeiro realizados pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), através de armadilhas de feromônio instaladas em propriedades de todos núcleos regionais.

O objetivo desse trabalho, que é feito há algumas safras consecutivas, é chamar atenção para os locais com maior presença de bicudos remanescentes da safra recém-concluída (2017/18).

"Fazendo o levantamento das populações do bicudo em Mato Grosso, temos condições de alertar produtores e técnicos para as áreas que oferecem maior risco, evitando assim grande pressão da praga na safra 2018/19", explica o entomologista do IMAmt, Guilherme Moura Rolim. O bicudo é considerado a maior praga da cotonicultura nacional.

O pesquisador elabora os comentários que acompanham os gráficos elaborados a partir dos dados coletados nas armadilhas. Esse material é direcionado aos produtores associados à Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão) e disponibilizado para consulta nos sites da Ampa e do IMAmt.

De acordo com o primeiro levantamento divulgado nesta quinta-feira (18/10), foram observados altos índices de captura do bicudo nos núcleos regionais Centro (região de Campo Verde), Centro Leste (região de Primavera do Leste) e Sul (região de Rondonópolis), nas duas primeiras semanas da pré-safra 2018/19, o que coloca toda a Região I como zona vermelha.

"Desta forma, é importante redobrar a atenção nas áreas com maior captura, principalmente naquelas onde houve dificuldade na destruição de soqueira, bem como realizar a destruição de qualquer planta de algodoeiro, evitando a permanência e/ou reprodução do inseto durante a entressafra", comenta Rolim.

Nos núcleos regionais Norte (região de Lucas do Rio Verde e Sorriso), Médio Norte (região de Campo Novo do Parecis) e Noroeste (região de Sapezal), compreendidos na Região II, os índices de bicudo por armadilha por semana (B.A.S) foram inferiores, porém também preocupantes. Em virtude dos resultados, o Núcleo Regional Norte foi classificado como zona vermelha e os núcleos Médio Norte e Noroeste como zona amarela.

"É de extrema importância a manutenção da vigilância constante, pois o trabalho bem feito nas três últimas safras pode ser perdido, caso haja algum relaxamento ou falta de atenção com as ações que devem ser realizadas nesse período de pré-safra 2018/19", afirma o pesquisador do IMAmt.

Ele destaca a importância de se realizarem vistorias em todos os núcleos regionais, em meio aos talhões semeados com soja, visando a eliminação das plantas de algodão remanescentes e as eventuais tigueras.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja tambem

19/01/2019 | EXPORTAÇÃO

Exportação de suco de laranja do Brasil caem 12%

Queda foi provocada por reposição de estoques que estavam baixos no país e menor demanda nos EUA e Europa, segundo a CitrusBR

18/01/2019 | SOJA / MERCADO NO BRASIL

Soja estende ganhos da sessão anterior em Chicago e opera com leve alta nesta 6ª feira

O mercado da soja opera em campo positivo nesta sexta-feira (18) na Bolsa de Chicago.

17/01/2019 | SOJA

Receitas com soja poderão cai pela primeira vez em oito anos

Após oito anos de altas consecutivas, o VBP (Valor Bruto de Produção) da soja deverá cair em 2019. É o que prevê José Gasques, do Ministério da Agricultura, em estudo sobre o comportamento dos principais produtos agrícolas e agropecuários do país

16/01/2019 | FEBRE AFTOSA

MT apresenta balanço da 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa

A última ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso foi registrada em 1996.

16/01/2019 | PRAGAS E DOENÇAS

Ferrugem continua avançando pelo país e Consórcio Antiferrugem já registra 162 casos espalhados por 11 estados

Os número de ocorrências de ferrugem asiática na safra de soja 2018/19 seguem avançando por diversas regiões do Brasil

15/01/2019 | Colheita de Soja - Fazenda Grupo Morena

Acompanhamos uma colheita e comprovamos: produtividade média acima de 65 scs/ha

A expectativa alcançada no primeiro talhão colhido na fazenda do Grupo Morena-

15/01/2019 | SOJA

Brasil mantém bom ritmo de embarques, mas novos negócios são raros

O número impressiona, segundo explica o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting

12/01/2019 | CRÉDITO RURAL

Plano Agrícola e Pecuário: Financiamento da produção aumentou 14% em relação ao semestre anterior

Somente nos últimos seis meses os produtores rurais tomaram R$ 87,9 bilhões junto às instituições financeiras

11/01/2019 | BOI

Eficiência da adubação nitrogenada da pastagem depende de condições climáticas favoráveis

O N proporciona aumento da produção de pastagem e, consequentemente, possibilita elevar o número de animais por hectare.

10/01/2019 | SOJA

AgRural cita tempo, vê safra de soja menor no Brasil e não descarta mais perdas

O relatório da consultoria vem um dia antes de a estatal Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentar atualizações para a safra brasileira.

09/01/2019 | LEILÕES

Fazenda Rio Bonito e convidados leiloam 3 mil animais em leilão virtual

09/01/2019 | FRIGORÍFICOS E ABATEDOUROS

Indústria global de carnes passa por mudanças

A política desempenhou um grande papel na agricultura no ano passado