Siga-nos nas redes sociais:

Estimativas de safra de soja do Brasil apontam colheita perto de recorde

Números da Agroconsult e Céleres para soja e milho 11/01/2018 - 20:45:13

O Brasil deverá colher neste ano uma safra de soja bem próxima à obtida no ciclo anterior, quando o maior exportador global da oleaginosa registrou um volume recorde, de acordo com avaliações de duas consultorias divulgadas nesta quinta-feira.

As revisões para cima nas projeções ocorreram diante de um tempo favorável, com chuvas abundantes, e crescimento de área plantada.

A Agroconsult elevou sua previsão da safra brasileira 2017/18 para 114,1 milhões de toneladas, ante 111 milhões de toneladas projetadas em novembro.

O volume, embora igual ao recorde de 114,1 milhões de toneladas registrado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 2016/17, ainda fica levemente abaixo das 114,6 milhões de toneladas consideradas pela Agroconsult para o ciclo anterior.

Fatores climáticos ainda podem interferir na produtividade final da safra, cuja colheita apenas começou, afirmou o diretor da Agroconsult, André Pessôa, nesta quinta-feira.

"A safra de soja foi plantada com muita qualidade... O clima vai determinar o tamanho e a produtividade da soja. Há previsão de chuvas durante o período da colheita... muitos dias chuvosos significam nuvens e pouca luz, prejudicando peso dos grãos", ponderou Pessôa a jornalistas, ao lançar a expedição técnica Rally da Safra, que vai avaliar as lavouras brasileiras a campo nos próximos meses.

Além da Agroconsult, a consultoria AgRural elevou mais cedo nesta quinta-feira a sua estimativa para 114 milhões de toneladas de soja, volume superior ao de 112,9 milhões estimado em dezembro e bem próximo do de 114,1 milhões registrado pela Conab em 2016/17.

Na quarta-feira, a Céleres havia apontado uma safra de soja em 111,8 milhões de toneladas, alta de 1,9 por cento ante a projeção anterior.

O número da Céleres está mais próximo ao divulgado nesta quinta-feira pela Conab. Ainda assim a consultoria aponta uma safra bem maior do que a estatal, que estimou a produção brasileira em 110,4 milhões de toneladas, versus 109,2 milhões de toneladas esperadas em dezembro.

MILHO

No caso do milho, que junto com a soja responde por 90 por cento dos grãos cultivados no país, a Conab prevê uma queda de 5,6 por cento na produção total de 2017/18 ante 2016/17, para 92,347 milhões de toneladas, com área de 17 milhões de hectares (baixa de 2,9 por cento).

A redução na produção esperada ocorre após a soja ter avançado em áreas plantadas com milho na temporada passada, na esteira de preços pouco atrativos do cereal após uma safra histórica no ano passado, de quase 98 milhões de toneladas.

A previsão de milho da Conab, porém, supera a projetada pela Agroconsult, que projetou 91,6 milhões de toneladas, ante 94,4 milhões de toneladas na previsão anterior e 98,7 milhões de toneladas em 2016/17.

Do total, 26 milhões de toneladas são de milho primeira safra ("verão") e as outras 65,6 milhões de toneladas, de segunda ("safrinha"), segundo a Agroconsult.

Bayer e Embrapa se unem em pesquisa inédita sobre daninhas resistentes a herbicidas

SÃO PAULO (Reuters) - A multinacional Bayer e a brasileira estatal Embrapa vão desenvolver no Brasil estudos conjuntos inéditos sobre a resistência de ervas daninhas a herbicidas em clima tropical, com o objetivo de buscar soluções para reduzir perdas causadas por essas plantas a safras de grãos e oleaginosas.

O trabalho focará sistemas produtivos nas culturas de algodão, milho, soja e trigo --em estudos anteriores sobre daninhas resistentes não foram avaliadas as características dos sistemas de produção no Brasil, segundo a Bayer.

O estudo com foco no país, um dos maiores produtores agrícolas do mundo, é importante porque em média 15 por cento da produção mundial de grãos é perdida devido à existência de plantas daninhas. E cerca de 20 por cento das ervas daninhas resistentes, que competem com as safras por água, luz e nutrientes, estão no solo brasileiro.

"Com essa parceria, queremos assegurar a sustentabilidade na produção de alimentos, fornecendo ao produtor ferramentas disponíveis para o controle de diferentes plantas daninhas que afetam o cultivo e ameaçam sua produtividade e rentabilidade", afirma o gerente de Alianças da Bayer para a América Latina, Renato Luzzardi.

O estudo contará com ensaios a serem realizados nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Uma equipe de 12 pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo atuará nessas áreas contando com o apoio de especialistas da Bayer.

"As parcerias em pesquisa e desenvolvimento com empresas privadas como a Bayer são estratégicas para a Embrapa. São elas que possibilitam... o desenvolvimento de soluções calcado nas demandas reais da agropecuária brasileira", diz o diretor-executivo de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, Celso Luiz Moretti, comentando o ineditismo da pesquisa em agricultura tropical.

Fonte: Notícias Agrícolas

Veja tambem

14/12/2018 | DEFESA AGROPECUÁRIA

Indea atende caso de raiva em bovinos em Alta Floresta

Os bovinos e equídeos dessas propriedades também devem ser vacinados contra a raiva.

14/12/2018 | SUÍNOS

Cartilha de Boas Práticas na Gestação de Suínos é lançada pelo Mapa

Objetivo é a sensibilização, capacitação e sustentabilidade da cadeia produtiva

13/12/2018 | GOVERNO

Governo compra 11,7 mil quilos de produção rondoniense de café robusta

A Superintendência de Licitações de Rondônia (Supel) deve homologar na próxima semana a licitação para compra de 11,7 mil quilos de café robusta

12/12/2018 | CAPIM-AMARGOSO

Um problema que pode estar além do campo

Como uma das plantas daninhas mais resistentes e complicadas do mercado pode estar afetando mais do que o cultivo e a produtividade

12/12/2018 | Política Agrícola

Ruralistas querem MP com novo prazo para Refis do Funrural

O assunto foi discutido na reunião da FPA desta terça-feira (11), em que os parlamentares define a estratégia do colegiado no Congresso Nacional.

10/12/2018 | SOJA

Vendas antecipadas de soja 2018/19 no MT chegam a 41,33% em dezembro, diz Imea

10/12/2018 | GESTÃO

Cinco dicas valiosas para auxiliar na fertilidade do solo

Relatório da FAO e Embrapa Solos aponta que 33% da terra do mundo está degradada

08/12/2018 | EXPORTAÇÃO

Paridade de exportação do milho mato-grossense recua 2,7%

A paridade de exportação do milho mato-grossense para julho do ano que vem recuou 2,7% no mês passado fechando a uma média de R$ 21,83/saca

07/12/2018 | SOJA

Soja em Chicago trabalha com leves altas nesta 6ª feira e mercado busca se reequilibrar

No paralelo, o mercado observa ainda o bom desenvolvimento do plantio na América do Sul, principalmente no Brasil.

07/12/2018 | CERTIFICAÇÃO

Oceana Minerals obtém certificação internacional que reforça a alta qualidade de seus produtos

A Certificação IBD USDA abre portas para expansão da empresa nos exigentes mercados dos Estados Unidos e de outros países da Europa e Ásia

06/12/2018 | BOVINOS DE CORTE

Peso médio elevado marca a etapa de Nanuque (MG) do Circuito Nelore de Qualidade, da ACNB

Grupo Matsuda premiou primeiro colocado com uma tonelada de suplementos minerais

05/12/2018 | EXPORTAÇÃO

Exportação da carne bovina segue em bom ritmo

A valorização do dólar frente a moeda brasileira colabora com este cenário.