Siga-nos nas redes sociais:

Embrapa: Novo arroz lançado na Agrotins 2018, permite até um terço a mais de produtividade

Além do Tocantins, a BRS A702 CL é adaptada a Roraima 14/05/2018 - 21:40:27

“Essa cultivar veio agregando uma produtividade muito grande em cima dos materiais que até então a gente tinha que vinham do Sul do Brasil. Nós chegamos a agregar 35% de produtividade com essa cultivar em relação às outras cultivares Clearfield que até então tínhamos no mercado”. É essa a opinião de Fausto Garcia, diretor da Uniggel Sementes, empresa licenciada pela Embrapa para a produção e a comercialização da BRS A702 CL, nova variedade de arroz.

O lançamento aconteceu durante a Agrotins, considerado um dos principais eventos do agronegócio do Norte brasileiro e que vai até o próximo sábado em Palmas, capital do Tocantins. Hoje, o estado é o terceiro em produção no país, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). E o potencial de crescimento é grande, o que pode colocar o estado como o segundo em produção de arroz cultivado em áreas de várzea.

“O nosso potencial é extremamente grande e o que nós precisamos é de política pública pra que possam ser implementadas essas novas áreas e serem incorporadas à produção”, diz Fausto, referindo-se à grande área de várzea ainda disponível para o cultivo de arroz no Tocantins. Essa área fica na região dos municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Dueré. Mais de um milhão de hectares de várzea no estado ainda podem ser incorporados à produção; hoje, há 120 mil hectares plantados, de acordo com ele.

Daniel Fragoso é pesquisador da Embrapa e um dos responsáveis pelos trabalhos que levaram ao desenvolvimento da BRS A702 CL. Ele explica que “além das características que se requer numa cultivar, como produtividade e qualidade, esse material se diferencia por essas duas características: a precocidade e a tolerância ao herbicida Kifix, que é um herbicida de amplo espectro que controla praticamente todas as plantas daninhas que ocorrem na cultura do arroz”.

Mais características – O novo arroz da Embrapa tem como outras características um potencial produtivo médio de 7.650 kg/ha, alta tolerância ao acamamento e um rendimento de 61% em termos de grãos inteiros. Além do Tocantins, a BRS A702 CL é recomendada para Roraima. É também a primeira cultivar de arroz com a tecnologia Clearfield (sistema de produção desenvolvido pelo grupo Basf) específica para a região tropical brasileira.

Uma vantagem que impacta positivamente no custo final de produção é a redução na quantidade de aplicações de herbicidas. “Dos pontos de vista de custo de produção e de sustentabilidade, você reduz de cinco a duas, no máximo, aplicações”, de acordo com Daniel, que acrescenta a racionalização do uso de água para a produção como benefício: “permite a mudança do sistema de inundação por apenas o solo úmido. Isso permite você ampliar área e usar menos água por área”.

A BRS A702 CL apresenta ciclo precoce, indo em média de 106 a 120 dias. “Cerca de 20 a 25 dias (a menos) comparada às outras cultivares de ciclo médio. Isso permite maior flexibilidade para o produtor em termos dele escalonar o plantio e a colheita”, explica Daniel. Para Fausto, da Uniggel, “o mais importante é mostrar que nós temos potencial de produtividade. O que nós precisávamos realmente no Tocantins era buscar materiais desenvolvidos para essa nossa região, que até então a gente não tinha”.

Fonte: Embrapa

Veja tambem

19/01/2019 | EXPORTAÇÃO

Exportação de suco de laranja do Brasil caem 12%

Queda foi provocada por reposição de estoques que estavam baixos no país e menor demanda nos EUA e Europa, segundo a CitrusBR

18/01/2019 | SOJA / MERCADO NO BRASIL

Soja estende ganhos da sessão anterior em Chicago e opera com leve alta nesta 6ª feira

O mercado da soja opera em campo positivo nesta sexta-feira (18) na Bolsa de Chicago.

17/01/2019 | SOJA

Receitas com soja poderão cai pela primeira vez em oito anos

Após oito anos de altas consecutivas, o VBP (Valor Bruto de Produção) da soja deverá cair em 2019. É o que prevê José Gasques, do Ministério da Agricultura, em estudo sobre o comportamento dos principais produtos agrícolas e agropecuários do país

16/01/2019 | FEBRE AFTOSA

MT apresenta balanço da 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa

A última ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso foi registrada em 1996.

16/01/2019 | PRAGAS E DOENÇAS

Ferrugem continua avançando pelo país e Consórcio Antiferrugem já registra 162 casos espalhados por 11 estados

Os número de ocorrências de ferrugem asiática na safra de soja 2018/19 seguem avançando por diversas regiões do Brasil

15/01/2019 | Colheita de Soja - Fazenda Grupo Morena

Acompanhamos uma colheita e comprovamos: produtividade média acima de 65 scs/ha

A expectativa alcançada no primeiro talhão colhido na fazenda do Grupo Morena-

15/01/2019 | SOJA

Brasil mantém bom ritmo de embarques, mas novos negócios são raros

O número impressiona, segundo explica o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting

12/01/2019 | CRÉDITO RURAL

Plano Agrícola e Pecuário: Financiamento da produção aumentou 14% em relação ao semestre anterior

Somente nos últimos seis meses os produtores rurais tomaram R$ 87,9 bilhões junto às instituições financeiras

11/01/2019 | BOI

Eficiência da adubação nitrogenada da pastagem depende de condições climáticas favoráveis

O N proporciona aumento da produção de pastagem e, consequentemente, possibilita elevar o número de animais por hectare.

10/01/2019 | SOJA

AgRural cita tempo, vê safra de soja menor no Brasil e não descarta mais perdas

O relatório da consultoria vem um dia antes de a estatal Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentar atualizações para a safra brasileira.

09/01/2019 | LEILÕES

Fazenda Rio Bonito e convidados leiloam 3 mil animais em leilão virtual

09/01/2019 | FRIGORÍFICOS E ABATEDOUROS

Indústria global de carnes passa por mudanças

A política desempenhou um grande papel na agricultura no ano passado