Siga-nos nas redes sociais:

Dia de Campo Milho Safrinha difunde híbridos de biotecnologia avançada

Mais de 50 híbridos foram apresentados no Dia de Campo do Milho Safrinha Copagril, realizado sexta-feira (08/06) na Estação Experimental da cooperativa, em Marechal Cândido Rondon (PR) 14/06/2018 - 07:05:04

Mais de 50 híbridos foram apresentados no Dia de Campo do Milho Safrinha Copagril, realizado sexta-feira (08/06) na Estação Experimental da cooperativa, em Marechal Cândido Rondon (PR).

Muitos produtores rurais circularam pelo local do evento, aproveitando a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre os diferentes materiais expostos.

Empresas parceiras - De acordo com o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, o Dia de Campo contou com empresas parceiras para demonstrar aos associados da cooperativa e produtores em geral as características das variedades que estão no mercado. “Na nossa estação experimental os produtores têm condições de comparar os híbridos e escolher aquele que melhor se adapta às condições de sua propriedade. Nós recomendamos que o produtor escolha variedade que tenha não só boa produtividade, mas também boa qualidade de grão”, salienta.

Tendência - Conforme Chapla, existe uma tendência que o milho poderá se tornar uma commodity a ser classificada a partir do seu teor de amido. Desse modo, poderão ser melhor remunerados os produtos com maior conversão em energia – assim como hoje acontece com o trigo, por exemplo.

Bons resultados - Segundo o diretor-presidente, mesmo com a estiagem de cerca de 40 dias ocorrida na região Oeste paranaense, muitos produtores deverão ter bons resultados na colheita da safrinha deste ano. “É evidente que haverá grande variação de resultados, mas principalmente quem investiu em tecnologia poderá ter uma produtividade satisfatória”, enfatiza Chapla.

Experimentos - Na estação experimental, a Copagril cultivou mais de 50 híbridos de empresas parceiras, dividindo em parcelas devidamente identificadas. Conforme o gerente da área experimental, Darci Sonego, todas as variedades receberam o mesmo manejo. “O plantio foi realizado no dia 06 de fevereiro, com adubação de base (14 sacos) e adubação nitrogenada de cobertura (sete sacos). Foram realizadas três aplicações de fungicida e quatro de inseticida”, descreve, acrescentando que, mesmo diante da estiagem prolongada não houve irrigação.

Dicas - No evento, os visitantes ainda receberam dicas de manejo e podem conferir demonstração de pastagens, agricultura de precisão e máquinas agrícolas.

Biotecnologia - Durante as visitas, os produtores receberam informações sobre os tipos de híbridos, suas características de colmo, enraizamento, tolerância às condições climáticas, resistência a pragas, formação de espiga e peso de grão. Algumas empresas fizeram pré-lançamento de uma nova geração de híbridos, com maior biotecnologia, que será colocada no mercado já para a próxima safrinha: são materiais com ultrarresistência a lagartas.

Colheita - O desenvolvimento das plantas e as espigas formadas puderam ser conferidas durante a visitação ao evento. “Depois que o milho estiver maduro e fizermos a colheita, todos os resultados de produtividade de cada híbrido serão repassados para o nosso setor agronômico da cooperativa, ficando à disposição dos produtores que quiserem obter esta informação após o evento”, conclui Darci Sonego.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja tambem

24/09/2018 | CRÉDITO RURAL

Certidão garante crédito rural para agricultores em áreas de ocupação

A ação favorecerá o crescimento econômico e contribuirá para a geração de emprego e renda a milhares de famílias que se encontram nessa situação

23/09/2018 | EXPORTAÇÃO / MILHO

Mercado dá continuidade ao movimento positivo e testa leves ganhos na manhã desta 6ª em Chicago

Por volta das 8h38 (horário de Brasília), as principais posições da commodity exibiam ganhos entre 1,50 e 1,75 pontos

22/09/2018 | SOJA

Aumenta volume de esmagamento de soja em Mato Grosso

O IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – divulgou, hoje, o volume de soja em grão esmagado em Mato Grosso durante o mês de agosto.

21/09/2018 | AGRICULTURA FAMILIAR

AGRICULTURA FAMILIAR Prefeitura ajuda a diversificar economia de famílias da Gleba Mercedes

O projeto, que tem iniciativa da Prefeitura e emenda parlamentar estadual no valor de R$300 mil

20/09/2018 | AGOSTO

Terminal quebra recorde de transporte de cargas em terminal de Rondonópolis

Volume total transportado pela Companhia em agosto foi de 5,3 milhões de toneladas de produtos agrícolas e industriais em terminais de 6 estados

20/09/2018 | BOVINOS LEITE

Produtores de leite da América Latina conhecem maior núcleo genético da atualidade nos EUA

O terceiro dia do ABS Global Experience contou com visitas a mais uma fazenda familiar – a Johnson’s Rolling Acres – e também à sede do projeto De-Novo

19/09/2018 | APICULTURA

Mato Grosso tem grande potencial botânico e climático para a apicultura

O Brasil possui a maior florada apícola do mundo e o estado destaca-se por ter três ecossistemas bem distintos: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica.

19/09/2018 | SOJA CONVENCIONAL

Soja convencional ainda é cultivada no Brasil, mas área plantada diminui

No ano passado, semente não-transgênica ocupou 17,3% da área de cultivo e, neste ano, não deve passar de 12%. Custo de produção é mais alto, mas valor de venda também.

18/09/2018 | MEIO AMBIENTE

Inovação no licenciamento ambiental

Pela sua vocação de produtor mundial de alimentos, o Brasil participa do desafio de aumentar a produção agrícola para atender projeção de demanda de alimentos, fibras e bioenergia até o ano 2050

17/09/2018 | PECUÁRIA DE LEITE

Três produtores da região de Quatro Marcos são destaques no SENAR Tec Leite

17/09/2018 | GESTÃO

Mais de 90% dos pecuaristas paulistas que adotaram sistemas integrados afirmam que continuarão com a tecnologia

Os que adotam a integração lavoura-pecuária (ILP) têm maior tempo de experiência com agricultura, participam de eventos agropecuários e de cooperativas agrícolas e recebem mais visitas da assistência técnica

16/09/2018 | EXPORTAÇÃO

Com volume recorde em agosto, exportações totais de carne bovina crescem 9% e já rendem US$ 4,2 bi

As exportações totais de carne bovina (in natura e processada) atingiram a 173.826 toneladas no mês de agosto estabelecendo um novo recorde mensal no setor