Siga-nos nas redes sociais:

Dia de Campo Milho Safrinha difunde híbridos de biotecnologia avançada

Mais de 50 híbridos foram apresentados no Dia de Campo do Milho Safrinha Copagril, realizado sexta-feira (08/06) na Estação Experimental da cooperativa, em Marechal Cândido Rondon (PR) 14/06/2018 - 07:05:04

Mais de 50 híbridos foram apresentados no Dia de Campo do Milho Safrinha Copagril, realizado sexta-feira (08/06) na Estação Experimental da cooperativa, em Marechal Cândido Rondon (PR).

Muitos produtores rurais circularam pelo local do evento, aproveitando a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre os diferentes materiais expostos.

Empresas parceiras - De acordo com o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, o Dia de Campo contou com empresas parceiras para demonstrar aos associados da cooperativa e produtores em geral as características das variedades que estão no mercado. “Na nossa estação experimental os produtores têm condições de comparar os híbridos e escolher aquele que melhor se adapta às condições de sua propriedade. Nós recomendamos que o produtor escolha variedade que tenha não só boa produtividade, mas também boa qualidade de grão”, salienta.

Tendência - Conforme Chapla, existe uma tendência que o milho poderá se tornar uma commodity a ser classificada a partir do seu teor de amido. Desse modo, poderão ser melhor remunerados os produtos com maior conversão em energia – assim como hoje acontece com o trigo, por exemplo.

Bons resultados - Segundo o diretor-presidente, mesmo com a estiagem de cerca de 40 dias ocorrida na região Oeste paranaense, muitos produtores deverão ter bons resultados na colheita da safrinha deste ano. “É evidente que haverá grande variação de resultados, mas principalmente quem investiu em tecnologia poderá ter uma produtividade satisfatória”, enfatiza Chapla.

Experimentos - Na estação experimental, a Copagril cultivou mais de 50 híbridos de empresas parceiras, dividindo em parcelas devidamente identificadas. Conforme o gerente da área experimental, Darci Sonego, todas as variedades receberam o mesmo manejo. “O plantio foi realizado no dia 06 de fevereiro, com adubação de base (14 sacos) e adubação nitrogenada de cobertura (sete sacos). Foram realizadas três aplicações de fungicida e quatro de inseticida”, descreve, acrescentando que, mesmo diante da estiagem prolongada não houve irrigação.

Dicas - No evento, os visitantes ainda receberam dicas de manejo e podem conferir demonstração de pastagens, agricultura de precisão e máquinas agrícolas.

Biotecnologia - Durante as visitas, os produtores receberam informações sobre os tipos de híbridos, suas características de colmo, enraizamento, tolerância às condições climáticas, resistência a pragas, formação de espiga e peso de grão. Algumas empresas fizeram pré-lançamento de uma nova geração de híbridos, com maior biotecnologia, que será colocada no mercado já para a próxima safrinha: são materiais com ultrarresistência a lagartas.

Colheita - O desenvolvimento das plantas e as espigas formadas puderam ser conferidas durante a visitação ao evento. “Depois que o milho estiver maduro e fizermos a colheita, todos os resultados de produtividade de cada híbrido serão repassados para o nosso setor agronômico da cooperativa, ficando à disposição dos produtores que quiserem obter esta informação após o evento”, conclui Darci Sonego.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja tambem

22/03/2019 | SHOW SAFRA

Augusto Nunes aborda cenário nacional após eleições de outubro

Jornalista realiza palestra máster no segundo dia de Feira na Fundação Rio Verde

22/03/2019 | PESQUISAS

Pesquisadores vão usar drones para detecção e contagem de gado

Pesquisa coordenada pela Embrapa para detecção e contagem de gado usando veículos aéreos não tripulados, conhecidos como vants ou drones, acaba de ser aprovada para financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

21/03/2019 | BOVINOCULTURA DE LEITE

Em abril Senar-MT e parceiros realizam 10 dias de campo

A programação inclui temas como: alimentação e nutrição para bovinos de leite, viabilidade X produção e boas práticas

21/03/2019 | Show Safra BR 163

Evento está na principal região produtora de grãos de Mato Grosso

Feira tem estrutura para receber 60 mil visitantes durante edição 2019

21/03/2019 | EXPORTAÇÃO

Comércio internacional: Exportação de soja ultrapassa US$ 2,5 bi em fevereiro e total do agro vai a US$ 7,25 bi

Quantidade das vendas de grão, farelo e óleo registra recorde para o mês e compensa queda de preço

20/03/2019 | TOUR TÉCNICO 2019

Tour Técnico 2019 percorre fazendas em quatro estados brasileiros

Viagem anual promovida pela ABS passa pelos principais fornecedores de genética de Mato Grosso, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul

19/03/2019 | MT & RO

Governador assina protocolo que prevê ações integradas no setor do agronegócio

Objetivo é viabilizar a retirada da vacina contra aftosa da região de fronteira e ainda compartilhar pesquisas e ações de fomento às cadeias produtivas.

19/03/2019 | LEILÃO VIRTUAL

Leilões pela internet são um sucesso

Acompanhe nossos leilões e não perca nenhum lance! Faça o download do aplicativo

19/03/2019 | PESQUISAS

Restrições ao glifosato são desastrosas, diz pesquisador

“A norma da Anvisa traz quatro pontos sensíveis que, se mantidos, impactarão negativamente"

18/03/2019 | SOJA

Soja recua em Chicago nesta 2ª feira e devolve parte dos últimos ganhos fortes

Por volta de 7h30 (horário de Brasília), as cotações cediam pouco mais de 4 pontos, devolvendo parte das altas registradas na última sexta-feira (15), quando o mercado subiu mais de 10 pontos

16/03/2019 | SETOR SUCROALCOOLEIRO

Datagro estima mix 62% voltado para produção de etanol na safra 2019/20

A produção de açúcar na região Centro-Sul, na safra 2019/2020 será de 29,7 milhões de toneladas contra 26,51 milhões da safra 18/19

15/03/2019 | NOVA MESA DIRETORA-2019

Comissão de Agricultura da Câmara elege nova mesa diretora para 2019

O novo presidente será o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP).