Siga-nos nas redes sociais:

Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul

Estimativa da FecoAgro/RS é de que 500 mil toneladas do cereal foram comercializadas antecipadamente 06/11/2018 - 19:00:55

A colheita de trigo no Rio Grande do Sul sinaliza bons indicadores para quem apostou no cereal nesta temporada. Na avaliação da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul, mesmo com questões climáticas adversas em algumas regiões durante o período de formação das lavouras, a produção deverá superar o ano passado e os preços devem ser atrativos para os produtores devido ao enxugamento de oferta pela antecipação de vendas.

Conforme o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, a colheita em áreas mais quentes, como as regiões de Santa Rosa e das Missões, já está em andamento, com variação de produtividades e qualidades principalmente em função da geada. Analisa que a perspectiva de produtividade é boa apesar de que em alguns locais tivemos registro de chuvas excessivas, ventos e até granizo pontual em algumas localidades. "Existem algumas regiões que foram prejudicadas com a geada no final de agosto. Mas será uma safra que se compararmos com a de 2017, é uma safra com perspectiva melhor tanto de produção quanto de preço", destaca.

Pires reforça que já foram comercializadas em venda futura cerca de 500 mil toneladas de trigo em uma previsão de colheita entre 1,8 milhão e 2 milhões de toneladas, se não houver problemas climáticos, e isso deve garantir rentabilidade tanto para quem apostou no trigo para exportação quanto no cereal para a indústria moageira. "Com isso, cerca de 25% da produção já foi comercializada, o que vai enxugar a oferta e tornar o mercado interno mais atrativo para quem tiver trigo na qualidade que os moinhos exigem", observa.

A FecoAgro/RS vem trabalhando juntamente com a Embrapa Trigo, de Passo Fundo (RS), em alternativas para o cereal, com o objetivo de fomentar o mercado de exportação em conjunto com a redução de custos das lavouras. No segundo ano do estudo, a variação da redução de custos verificada ficou entre 8,98% e 24,3%. No primeiro ano, a redução máxima foi de 18,7%. O projeto foi desenvolvido em campos experimentais da Coopatrigo, em São Luiz Gonzaga, da Cotricampo, em Campo Novo, da Cotrirosa, de Santa Rosa, e da Cotripal, de Panambi, além de uma área da Embrapa em Coxilha.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja tambem

21/01/2019 | EXPORTAÇÃO

Brasil fomenta o maior projeto agropecuário da África

Brasil e Nigéria vão lançar oficialmente na quinta-feira, em Abuja, a capital do país africano, o maior projeto agropecuário daquele continente

19/01/2019 | EXPORTAÇÃO

Exportação de suco de laranja do Brasil caem 12%

Queda foi provocada por reposição de estoques que estavam baixos no país e menor demanda nos EUA e Europa, segundo a CitrusBR

18/01/2019 | SOJA / MERCADO NO BRASIL

Soja estende ganhos da sessão anterior em Chicago e opera com leve alta nesta 6ª feira

O mercado da soja opera em campo positivo nesta sexta-feira (18) na Bolsa de Chicago.

17/01/2019 | SOJA

Receitas com soja poderão cai pela primeira vez em oito anos

Após oito anos de altas consecutivas, o VBP (Valor Bruto de Produção) da soja deverá cair em 2019. É o que prevê José Gasques, do Ministério da Agricultura, em estudo sobre o comportamento dos principais produtos agrícolas e agropecuários do país

16/01/2019 | FEBRE AFTOSA

MT apresenta balanço da 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa

A última ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso foi registrada em 1996.

16/01/2019 | PRAGAS E DOENÇAS

Ferrugem continua avançando pelo país e Consórcio Antiferrugem já registra 162 casos espalhados por 11 estados

Os número de ocorrências de ferrugem asiática na safra de soja 2018/19 seguem avançando por diversas regiões do Brasil

15/01/2019 | Colheita de Soja - Fazenda Grupo Morena

Acompanhamos uma colheita e comprovamos: produtividade média acima de 65 scs/ha

A expectativa alcançada no primeiro talhão colhido na fazenda do Grupo Morena-

15/01/2019 | SOJA

Brasil mantém bom ritmo de embarques, mas novos negócios são raros

O número impressiona, segundo explica o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting

12/01/2019 | CRÉDITO RURAL

Plano Agrícola e Pecuário: Financiamento da produção aumentou 14% em relação ao semestre anterior

Somente nos últimos seis meses os produtores rurais tomaram R$ 87,9 bilhões junto às instituições financeiras

11/01/2019 | BOI

Eficiência da adubação nitrogenada da pastagem depende de condições climáticas favoráveis

O N proporciona aumento da produção de pastagem e, consequentemente, possibilita elevar o número de animais por hectare.

10/01/2019 | SOJA

AgRural cita tempo, vê safra de soja menor no Brasil e não descarta mais perdas

O relatório da consultoria vem um dia antes de a estatal Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentar atualizações para a safra brasileira.

09/01/2019 | LEILÕES

Fazenda Rio Bonito e convidados leiloam 3 mil animais em leilão virtual