Siga-nos nas redes sociais:

CNA discute soluções para o endividamento rural

Em sua apresentação, o vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Pedro Loyola, apresentou sugestões que podem ajudar na elaboração de soluções para o endividamento rural 11/05/2018 - 08:09:52

Para debater medidas que minimizem as dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo em relação ao endividamento rural, a Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para tratar sobre o assunto realizou audiência pública na terça (8) com a participação de representantes de vários segmentos do agronegócio.

Em sua apresentação, o vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Pedro Loyola, apresentou sugestões que podem ajudar na elaboração de soluções para o endividamento rural.

Para Loyola, o seguro rural é a principal delas. “As seguradoras pagaram mais de R$ 3 bilhões em indenizações no seguro rural desde a criação do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, em 2006. Essas operações deixaram de ir para a mesa de renegociações com as instituições financeiras. As renegociações de dívidas são importantes para setores em crise, mas afetam o limite de crédito dos produtores e sua capacidade de continuar investindo e prejudicam a condução da política agrícola”, destacou.

Segundo ele, embora as modalidades de seguro rural já tenham se desenvolvido, ainda há muito que avançar no desenvolvimento de produtos de seguro. “A formatação precisa atender as peculiaridades de cada região e de cada atividade”, declarou Loyola, acrescentando que a CNA entende que é necessário triplicar o seguro rural que alcança apenas 70 mil produtores.

“Reiteradamente, a CNA tem sinalizado ao Governo a necessidade de se aportar mais recursos para os instrumentos de gestão de riscos da atividade agropecuária, contemplando seguro climático, de preços, de faturamento”, afirmou.

Outra sugestão da CNA é a melhoria na divulgação de informações sobre endividamento no Sistema Financeiro Nacional. “O Banco Central precisa distinguir todas as operações prorrogadas. Quando acessarmos os dados, saberemos diferenciar as operações de renegociação, prorrogação ou parcelamento.”, afirma.

Além disso, o representante da CNA propôs um alinhamento com os agentes financeiros para a realização de uma campanha nacional de renegociação e liquidação de dívidas ajuizadas ou a serem ajuizadas, com condições especiais de liquidação ou parcelamento.

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados foi criada em janeiro deste ano para verificar as causas do endividamento do setor agrícola, o elevado custo dos seus financiamentos, a bitributação previdenciária incidente sobre a folha de pagamento dos funcionários e as condições de importação de alimentos.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja tambem

20/08/2018 | SHOW SAFRA 2019

Show Safra 2019 será lançado na próxima sexta (24)

Terá inicio as (09:30h), na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde, médio norte de MT.

20/08/2018 | PRODUTIVA

Produtiva. Esta foi a avaliação da maioria dos participantes da Missão Técnica de Castro

O balanço foi positivo e a viagem bastante produtiva.

20/08/2018 | PISCICULTURA (PEIXE BR).

PEIXE BR lança campanha para aumento do consumo de peixes nativos no país

A recomendação da FAO é de 12 kg/hab/ano, porém, a média mundial é superior a 20 kg/hab/ano. “Precisamos impulsionar o consumo no Brasil

19/08/2018 | REGULADOR

Regulador chinês pede apoio de instituições financeiras a investimento em infraestrutura

A medida vem em meio a um período de incerteza para a economia chinesa, em parte devido à intensificação da tensão comercial com os Estados Unidos.

18/08/2018 | MILHO E SORGO

Mais de 90% do milho exportado é de Mato Grosso; ritmo de escoamento é menor

Secex egistrou que, mês passado, começaram as exportações da safra 2017/18 de milho no Brasil, apresentando 1,17 milhão de toneladas

17/08/2018 | SOJA EXPORTAÇÃO

Soja: Mercado se ajusta em Chicago após forte avanço e tem leve realização de lucros nesta 6ª

17/08/2018 | PROCESSAMENTO

Mercado de couro verde com viés de baixa

A maior produção de peles associada à baixa procura pelo produto final mantém o viés de baixa no mercado de couro

16/08/2018 | AGROPRODUÇÃO/MILHO

Exportação: Na comparação mensal, o milho tem alta de 88%

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as exportações de milho na primeira quinzena de agosto atingiram um volume de 799,9 mil toneladas

16/08/2018 | MERCADO FLORESTAL

Encontro em São Paulo reúne investidores nacionais e internacionais e empreendedores do setor florestal e agroflorestal

Seis fundos de investimento conheceram projetos de produtores e empresas brasileiras que, somados, possibilitariam a restauração e reflorestamento de 17 mil hectares em seis estados diferentes

15/08/2018 | GESTÃO

Beef Tour 2018 percorre fazendas dos Estados Unidos que fornecem genética bovina para o Brasil

Propriedades norte-americanas estão entre as mais criteriosas do mundo

14/08/2018 | FEIJÃO

VI Fórum de Feijão e Pulses acontecerá em Curitiba nos dias 15 a 17 de agosto é patrocinado pela UPL e Advanta

Pesquisadores, produtores e todos os interessados no tema se reunirão para palestras e discussões sobre o mercado pulses e feijão

14/08/2018 | PROCESSAMENTO

Chinelos de cana-de-açúcar

Um dos representantes globais do Brasil são as Havaianas, as sandálias de dedo das Alpargatas, vendidas em cerca de 100 mercados internacionais como acessório cobiçado por muitos estrangeiros que querem levar uma lembrança do país.