Siga-nos nas redes sociais:

CNA discute soluções para o endividamento rural

Em sua apresentação, o vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Pedro Loyola, apresentou sugestões que podem ajudar na elaboração de soluções para o endividamento rural 11/05/2018 - 08:09:52

Para debater medidas que minimizem as dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo em relação ao endividamento rural, a Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para tratar sobre o assunto realizou audiência pública na terça (8) com a participação de representantes de vários segmentos do agronegócio.

Em sua apresentação, o vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Pedro Loyola, apresentou sugestões que podem ajudar na elaboração de soluções para o endividamento rural.

Para Loyola, o seguro rural é a principal delas. “As seguradoras pagaram mais de R$ 3 bilhões em indenizações no seguro rural desde a criação do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, em 2006. Essas operações deixaram de ir para a mesa de renegociações com as instituições financeiras. As renegociações de dívidas são importantes para setores em crise, mas afetam o limite de crédito dos produtores e sua capacidade de continuar investindo e prejudicam a condução da política agrícola”, destacou.

Segundo ele, embora as modalidades de seguro rural já tenham se desenvolvido, ainda há muito que avançar no desenvolvimento de produtos de seguro. “A formatação precisa atender as peculiaridades de cada região e de cada atividade”, declarou Loyola, acrescentando que a CNA entende que é necessário triplicar o seguro rural que alcança apenas 70 mil produtores.

“Reiteradamente, a CNA tem sinalizado ao Governo a necessidade de se aportar mais recursos para os instrumentos de gestão de riscos da atividade agropecuária, contemplando seguro climático, de preços, de faturamento”, afirmou.

Outra sugestão da CNA é a melhoria na divulgação de informações sobre endividamento no Sistema Financeiro Nacional. “O Banco Central precisa distinguir todas as operações prorrogadas. Quando acessarmos os dados, saberemos diferenciar as operações de renegociação, prorrogação ou parcelamento.”, afirma.

Além disso, o representante da CNA propôs um alinhamento com os agentes financeiros para a realização de uma campanha nacional de renegociação e liquidação de dívidas ajuizadas ou a serem ajuizadas, com condições especiais de liquidação ou parcelamento.

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados foi criada em janeiro deste ano para verificar as causas do endividamento do setor agrícola, o elevado custo dos seus financiamentos, a bitributação previdenciária incidente sobre a folha de pagamento dos funcionários e as condições de importação de alimentos.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja tambem

19/01/2019 | EXPORTAÇÃO

Exportação de suco de laranja do Brasil caem 12%

Queda foi provocada por reposição de estoques que estavam baixos no país e menor demanda nos EUA e Europa, segundo a CitrusBR

18/01/2019 | SOJA / MERCADO NO BRASIL

Soja estende ganhos da sessão anterior em Chicago e opera com leve alta nesta 6ª feira

O mercado da soja opera em campo positivo nesta sexta-feira (18) na Bolsa de Chicago.

17/01/2019 | SOJA

Receitas com soja poderão cai pela primeira vez em oito anos

Após oito anos de altas consecutivas, o VBP (Valor Bruto de Produção) da soja deverá cair em 2019. É o que prevê José Gasques, do Ministério da Agricultura, em estudo sobre o comportamento dos principais produtos agrícolas e agropecuários do país

16/01/2019 | FEBRE AFTOSA

MT apresenta balanço da 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa

A última ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso foi registrada em 1996.

16/01/2019 | PRAGAS E DOENÇAS

Ferrugem continua avançando pelo país e Consórcio Antiferrugem já registra 162 casos espalhados por 11 estados

Os número de ocorrências de ferrugem asiática na safra de soja 2018/19 seguem avançando por diversas regiões do Brasil

15/01/2019 | Colheita de Soja - Fazenda Grupo Morena

Acompanhamos uma colheita e comprovamos: produtividade média acima de 65 scs/ha

A expectativa alcançada no primeiro talhão colhido na fazenda do Grupo Morena-

15/01/2019 | SOJA

Brasil mantém bom ritmo de embarques, mas novos negócios são raros

O número impressiona, segundo explica o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting

12/01/2019 | CRÉDITO RURAL

Plano Agrícola e Pecuário: Financiamento da produção aumentou 14% em relação ao semestre anterior

Somente nos últimos seis meses os produtores rurais tomaram R$ 87,9 bilhões junto às instituições financeiras

11/01/2019 | BOI

Eficiência da adubação nitrogenada da pastagem depende de condições climáticas favoráveis

O N proporciona aumento da produção de pastagem e, consequentemente, possibilita elevar o número de animais por hectare.

10/01/2019 | SOJA

AgRural cita tempo, vê safra de soja menor no Brasil e não descarta mais perdas

O relatório da consultoria vem um dia antes de a estatal Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentar atualizações para a safra brasileira.

09/01/2019 | LEILÕES

Fazenda Rio Bonito e convidados leiloam 3 mil animais em leilão virtual

09/01/2019 | FRIGORÍFICOS E ABATEDOUROS

Indústria global de carnes passa por mudanças

A política desempenhou um grande papel na agricultura no ano passado