Siga-nos nas redes sociais:

AgRural cita tempo, vê safra de soja menor no Brasil e não descarta mais perdas

O relatório da consultoria vem um dia antes de a estatal Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentar atualizações para a safra brasileira. 10/01/2019 - 06:42:08

A safra de soja 2018/19 do Brasil, já em colheita, deverá alcançar 116,9 milhões de toneladas, projetou nesta quarta-feira a AgRural, em um corte frente a estimativa anterior, de 121,4 milhões, em razão da estiagem e do calor desde dezembro.

Caso se confirme, o volume ficaria abaixo do recorde de 119,3 milhões de toneladas obtido em 2017/18, apesar de produtores terem semeado quase 36 milhões de hectares com a cultura, uma área histórica.

O corte na previsão ocorre dias após a INTL FCStone também reduzir sua estimativa para a colheita no maior exportador global da oleaginosa.

Na véspera, o Departamento de Economia Rural (Deral) informou que, só no Paraná, 12 por cento das lavouras estão em condição ruim por causa da falta de chuvas e elevadas temperaturas.

Em boletim, a AgRural disse que "a irregularidade das chuvas e o calor que marcaram o mês de dezembro em alguns Estados, com destaque para Paraná e Mato Grosso do Sul, tiraram do Brasil a chance de ter mais uma safra recorde de soja".

Conforme a consultoria, houve redução de 2,5 milhões de toneladas na estimativa de colheita no Paraná, de 1 milhão em Mato Grosso do Sul e de outro 1 milhão nos demais Estados.

As perdas se "concentram em áreas plantadas em setembro, com variedades de ciclo mais curto, cujas lavouras não aprofundaram suficientemente as raízes devido à umidade presente no plantio e desenvolvimento vegetativo e que durante a estiagem de dezembro atravessavam a fase decisiva de enchimento de grãos", afirmou a AgRural.

O relatório da consultoria vem um dia antes de a estatal Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentar atualizações para a safra brasileira.

Especificamente para o Paraná, a AgRural disse que "todas as regiões do Estado foram atingidas pela estiagem e pelo calor, mas as maiores perdas se concentram no oeste, que planta mais cedo". Em Mato Grosso, há por ora "perdas isoladas".

Os problemas climáticos no Brasil têm dado sustentação aos contratos futuros de soja Bolsa de Chicago nos últimos dias.

Nos últimos 2 meses, as chuvas ficaram abaixo do normal tanto em Mato Grosso quanto no Paraná, os dois maiores produtores de soja do Brasil, segundo o Agriculture Weather Dashboard, do Refinitiv Eikon.

No sudeste mato-grossense, as precipitações foram 162,5 milímetros inferiores ao esperado, enquanto no oeste paranaense, 124,1 milímetros.

O Agriculture Weather Dashboard também aponta chuvas aquém da média em Mato Grosso do Sul, Goiás e em parte do Matopiba, fronteira agrícola composta por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. No noroeste goiano, choveu 261,4 milímetros menos que o normal.

Para as próximas duas semanas, a previsão aponta para acumulados mais expressivos no Paraná, enquanto Mato Grosso e Mato Grosso o Sul seguirão com precipitações abaixo da média, ainda de acordo com o serviço do Refinitiv Eikon.

MILHO

A AgRural também fez ajustes em sua previsão para a primeira safra de milho 2018/19, prevendo uma colheita de 27,1 milhões de toneladas, ante 27,2 milhões anteriormente.

A quantidade considera uma "safra verão" de 21,3 milhões de toneladas no centro-sul e o restante no Norte/Nordeste, a partir de dados da Conab.

"As temperaturas altas e a distribuição irregular das chuvas também impactaram a produtividade da safra 2018/19 de milho verão no Sul do Brasil. As maiores perdas estão no Paraná, mas cortes também foram feitos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul", disse a AgRural.

A empresa acrescentou que não houve alteração nos números de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, que plantam mais tarde e terão revisão em fevereiro.

(Por José Roberto Gomes; Edição de Luciano Costa)

Foto Reprodução

Fonte: Reuters

Veja tambem

21/06/2019 | ETANOL

Produção de etanol de milho pode atingir 15 bilhões de litros

O crescimento dessa indústria dependerá da oferta doméstica de milho, que já excede as necessidades dos setores de ração e alimentos e possibilita uma exportação de mais de 30 milhões de toneladas por ano

20/06/2019 | SOJA / MERCADO BRASILEIRO

Soja encerra o pregão desta 5ª feira com ganhos na Bolsa de Chicago

O vencimento da soja para julho/19 ficou em US$ 9,14 por bushel, uma valorização de 11 pontos pra cima.

20/06/2019 | DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Sedec inicia planejamento para a Norte Show 2020

18/06/2019 | MILHO

Brasil exportará recorde de 38 mi t de milho no ano, com vendas até aos EUA, diz Agroconsult

14/06/2019 | SUÍNOS

Peste suína africana: desafio do Brasil é manter animais livres da doença letal e sem cura, mas que não afeta humanos

Embrapa tem o papel de fornecer informações sobre a doença, sua prevenção e os impactos na cadeia produtiva de suínos, subsidiando a tomada de decisão dos órgãos competentes

12/06/2019 | FRIGORÍFICOS E ABATEDOUROS

Retomada da Rússia impulsiona exportações brasileiras de carne bovina em maio

Desde janeiro, vendas para aquele país cresceram 137%

11/06/2019 | BRASIL / MÉXICO

Frango: Brasil negocia acordo bilateral "ambicioso" com o México

O Brasil está pronto para negociar um acordo bilateral "ambicioso" com o México que permita livre comércio entre os dois países, informaram nesta sexta-feira os ministérios da Economia e das Relações Exteriores, em nota conjunta

11/06/2019 | Agronegócio

Produtores apontam riscos da alta carga tributária e prejuízos para produção rural

Antônio Galvan faz o encerramentom oficial da edição do Circuito Aprosoja deste ano

10/06/2019 | BOVINOS LEITE

Interleite Brasil deve reunir 1.300 participantes nos dias 07 e 08 de agosto, em Uberlândia (MG)

Nos três dias, cerca de 1.300 produtores, técnicos, laticínios, empresas de insumos e especialistas ligados ao leite passarão pelo Center Convention em Uberlândia

03/06/2019 | MERCADO FINANCEIRO

PIB da agropecuária no 1º trimestre de 2019 recuou pelo segundo ano seguido

De acordo com o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária brasileira no primeiro trimestre de 2019 registrou variação negativa de 0,1% em relação ao mesmo trimestre de 2018

02/06/2019 | Política Economia

Plano de Safra 2019/2020 será lançado no dia 12 de junho, diz Ministra da Agricultura

Tereza Cristina quer Brasil com política agrícola definida (Ag. Brasil, *Com informações do site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

01/06/2019 | MILHO E SORGO

Agroconsult eleva projeção de produção de milho do Brasil em 2018/19 para 100,4 mi t

O aumento da projeção ocorre em meio a boas condições climáticas para a segunda safra de milho, a maior do país, cuja colheita já está se desenvolvendo