Siga-nos nas redes sociais:

Agricultor mato-grossense também é campeão na preservação ambiental

Programas da Aprosoja auxiliam os produtores rurais a produzir de forma sustentável 28/07/2018 - 11:08:31

No dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor. Mais de cinco mil produtores rurais fazem parte da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e transformaram o estado em uma potência na produção de grãos.

“Os produtores rurais de Mato Grosso são exemplo de trabalho com eficiência e cuidado com o meio ambiente. Por isso, merecem ser parabenizados pelo seu dia e por fazerem o Estado cada vez mais forte”, diz Antonio Galvan, presidente da associação.

O trabalho no campo é uma tarefa complexa e que exige dedicação e amor pela agricultura. Em Mato Grosso, são cultivados 9,5 milhões de hectares de soja e 4,5 milhões de hectares de milho, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Mesmo com uma produção de larga escala, os produtores rurais do Estado também são campeões em eficiência e sustentabilidade.

As lavouras representam 8% da área ocupada em Mato Grosso e 63% da área total do Estado é preservada, sendo que deste total preservado, 34,5% estão dentro de propriedades rurais, de acordo com o estudo “Atribuição, Uso e Ocupação das Terras de Mato Grosso”, realizado em 2017 pela Embrapa Monitoramento por Satélite.

A Aprosoja tem trabalhado para informar e abastecer seus associados com ferramentas que auxiliam a preservação. O projeto Guardião das Águas é exemplo desta preocupação, cujo objetivo é orientar e apoiar o produtor rural na manutenção, preservação e restauro das nascentes em Mato Grosso.

O projeto iniciou em Tapurah, município da região Norte do estado. Lá, foram encontradas 805 nascentes, das quais 603 estavam em áreas de agricultura. De acordo com o levantamento, 95% das nascentes deste município estão preservadas.

O Soja Plus já é consagrado como uma ferramenta que auxilia produtores rurais no cumprimento das legislações ambiental e trabalhista brasileira. Atualmente, mais de mil propriedades rurais de Mato Grosso participam do programa e o objetivo é dobrar o número de adesões até o final de 2020. Em 2016 e 2017, a Aprosoja assinou um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a China e a Europa, respectivamente, onde a soja produzida no Estado foi reconhecida como sustentável.

Fonte: Portal Sorriso

Veja tambem

13/12/2018 | GOVERNO

Governo compra 11,7 mil quilos de produção rondoniense de café robusta

A Superintendência de Licitações de Rondônia (Supel) deve homologar na próxima semana a licitação para compra de 11,7 mil quilos de café robusta

12/12/2018 | CAPIM-AMARGOSO

Um problema que pode estar além do campo

Como uma das plantas daninhas mais resistentes e complicadas do mercado pode estar afetando mais do que o cultivo e a produtividade

12/12/2018 | Política Agrícola

Ruralistas querem MP com novo prazo para Refis do Funrural

O assunto foi discutido na reunião da FPA desta terça-feira (11), em que os parlamentares define a estratégia do colegiado no Congresso Nacional.

10/12/2018 | SOJA

Vendas antecipadas de soja 2018/19 no MT chegam a 41,33% em dezembro, diz Imea

10/12/2018 | GESTÃO

Cinco dicas valiosas para auxiliar na fertilidade do solo

Relatório da FAO e Embrapa Solos aponta que 33% da terra do mundo está degradada

08/12/2018 | EXPORTAÇÃO

Paridade de exportação do milho mato-grossense recua 2,7%

A paridade de exportação do milho mato-grossense para julho do ano que vem recuou 2,7% no mês passado fechando a uma média de R$ 21,83/saca

07/12/2018 | SOJA

Soja em Chicago trabalha com leves altas nesta 6ª feira e mercado busca se reequilibrar

No paralelo, o mercado observa ainda o bom desenvolvimento do plantio na América do Sul, principalmente no Brasil.

07/12/2018 | CERTIFICAÇÃO

Oceana Minerals obtém certificação internacional que reforça a alta qualidade de seus produtos

A Certificação IBD USDA abre portas para expansão da empresa nos exigentes mercados dos Estados Unidos e de outros países da Europa e Ásia

06/12/2018 | BOVINOS DE CORTE

Peso médio elevado marca a etapa de Nanuque (MG) do Circuito Nelore de Qualidade, da ACNB

Grupo Matsuda premiou primeiro colocado com uma tonelada de suplementos minerais

05/12/2018 | EXPORTAÇÃO

Exportação da carne bovina segue em bom ritmo

A valorização do dólar frente a moeda brasileira colabora com este cenário.

04/12/2018 | INTL FCStone

Motivada pela safra de inverno, produção de milho crescerá em 2018/19

Revisão de dezembro da INTL FCStone aponta crescimento anual de 20% na produção do ciclo de inverno do cereal, e total deve atingir 92,2 mi ton

04/12/2018 | DIA MUNDIAL DO SOLO

Cinco dicas valiosas para auxiliar na fertilidade do solo

Relatório da FAO e Embrapa Solos aponta que 33% da terra do mundo está degradada